Polêmica explode! Treinador do Bahia rebate crítica de Renato sobre estrangeiros e revela segredo do confronto contra o Grêmio: “Em aberto e imperdível na CB2023!”

Polêmica explode entre baianos e gaúchos

Recentemente, houve repercussão em relação a uma declaração do técnico Renato Portaluppi durante uma coletiva de imprensa, sobre treinadores estrangeiros atuando em times brasileiros. O treinador do Grêmio afirmou não ter nada contra esses profissionais, mas criticou a paciência “extra” dada a eles pelos clubes quando os resultados demoram a aparecer. Nas quartas de final da Copa do Brasil, Renato enfrentará o treinador português Renato Paiva, do Bahia.

Foto: Lucas Uebel

Renato Paiva, ao ser questionado sobre a declaração, respondeu: “Eu respeito. Renato Gaúcho tem o direito de expressar sua opinião, não foi um ataque direto. Para mim, não foi ofensivo. Se Abel acredita que deve reclamar da arbitragem, é uma visão dele. Eu sempre respeitei e respeito a arbitragem. Sei que eles cometem erros, assim como todos nós. Não vejo isso de forma partidária. No caso dos insultos aos treinadores estrangeiros no Brasil, algumas expressões soam pejorativas. Isso não é correto para mim. Eu respeito a todos. Não vou me referir a ninguém como “esse brasileiro”, “esse português”, “esse espanhol”, porque isso soa mal”, afirmou Paiva em entrevista ao site Globoesporte.

O confronto entre Bahia e Grêmio acontecerá nas quartas de final da Copa do Brasil, nos dias 5 e 12 de julho, com a decisão da vaga ocorrendo em Porto Alegre. Paiva, que foi o treinador do Del Valle que eliminou o Grêmio na pré-Libertadores deste ano, reconhece que a realidade será diferente desta vez.

Polêmica nas Frases dos treinadores

Foto Bahia

“Quando chegamos ao Del Valle, no Equador, no nosso primeiro ano, o Independiente nunca havia sido campeão nacional. No nosso primeiro ano, fomos campeões nacionais. As barreiras existem para serem superadas. Isso deve servir como motivação para nossos jogadores. Vivemos para querer ser melhores a cada dia. Se eliminarmos o Grêmio, alcançaremos algo que nunca alcançamos antes, seremos melhores. Eu enfrentar o Renato, jogar contra ele, não é um confronto”, declarou Paiva.

O treinador também mencionou o confronto entre Grêmio e Independiente, no qual sua equipe venceu por 2 a 1 em Assunção, jogando em campo neutro devido à pandemia. No entanto, Paiva ressaltou que são tempos diferentes, equipes diferentes e realidades distintas. Ele acredita que o confronto atual está em aberto e destaca que o Bahia ainda está invicto nesta edição da Copa do Brasil.

Renato cobra cbf na organização de calendário.
Foto: Lucas Uebel

Polêmica explode com frases de Renato

Recentemente, a declaração do técnico Renato Portaluppi durante uma coletiva de imprensa sobre treinadores estrangeiros no futebol brasileiro gerou repercussão. O treinador do Grêmio deixou claro que não tem nada contra esses profissionais, mas criticou a paciência “extra” que muitas vezes é concedida a eles pelos clubes quando os resultados demoram a aparecer. Nas quartas de final da Copa do Brasil, Renato terá como adversário o treinador português Renato Paiva, do Bahia.

Renato Paiva, ao responder sobre a declaração de Renato Portaluppi, mostrou respeito e compreensão: “Eu respeito. Renato Gaúcho tem o direito de expressar sua opinião, não foi um ataque direto. Para mim, não foi ofensivo. Se Abel acredita que deve reclamar da arbitragem, é a visão dele. Sempre respeitei e continuo respeitando a arbitragem. Sei que eles cometem erros, assim como todos nós. Não vejo isso de forma partidária. Quando se trata de insultos aos treinadores estrangeiros no Brasil, algumas expressões soam pejorativas. Isso não está certo para mim. Eu respeito a todos. Não vou me referir a ninguém como “esse brasileiro”, “esse português”, “esse espanhol”, porque soa mal”, afirmou Paiva em entrevista ao site Globoesporte.

O confronto entre Bahia e Grêmio acontecerá nas quartas de final da Copa do Brasil, nos dias 5 e 12 de julho, com a partida decisiva sendo disputada em Porto Alegre. Paiva, que foi o treinador do Del Valle que eliminou o Grêmio na pré-Libertadores deste ano, reconhece que a situação será diferente agora.

Polêmica explode no brasileirão

“Quando chegamos ao Del Valle, no Equador, no nosso primeiro ano, o Independiente nunca havia sido campeão nacional. No nosso primeiro ano, conquistamos o título nacional. As barreiras estão aí para serem superadas. Isso deve servir como motivação para nossos jogadores. Vivemos para querer ser melhores a cada dia. Se eliminarmos o Grêmio, estaremos alcançando algo que nunca alcançamos antes, estaremos melhores. Encarar Renato, jogar contra ele, não é um confronto”, declarou Paiva.

O treinador também mencionou o confronto entre Grêmio e Independiente, no qual sua equipe venceu por 2 a 1 em Assunção, jogando em campo neutro devido à pandemia. No entanto, Paiva destacou que são tempos diferentes, equipes diferentes e realidades distintas. Ele acredita que o confronto atual está em aberto e ressalta que o Bahia ainda está invicto nesta edição da Copa do Brasil.