Em contrapartida aos altos salários, Grêmio tem retorno positivo em receitas de bilheteria, sócios-torcedores e venda de produtos
A chegada de Luis Suárez ao Grêmio, que completa um mês nesta terça-feira, teve efeito imediato dentro e fora de campo. Além dos cinco gols em três jogos, o atacante uruguaio estimulou o aumento de receitas para o clube gaúcho. Abaixo, os detalhes do início deste negócio milionário.
É preciso, antes de tudo, falar sobre o “custo Suárez”. Para assinar com o atleta até o fim de 2024, o Grêmio ofereceu rendimentos na faixa de R$ 2 milhões mensais, que incluem salário, luvas diluídas e direitos de imagem. A maior parte desse montante, no entanto, não será paga pelo Tricolor, mas por investidores parceiros. De qualquer forma, o clube aposta o aumento de outros tipos de faturamento para pagar a conta.
Explosão no número de sócios-torcedores
Uma receita do Grêmio que explodiu desde a chegada de Suárez é a de sócios-torcedores. Desde o anúncio da contratação, mais de 14 mil gremistas aderiram ao programa de associação. O número, que era de 61,6 mil antes de Suárez, agora é de 75,8 mil. O clube, inclusive, lançou a campanha “Convocação Imortal” com o objetivo de alcançar a marca de 100 mil no quadro social
– Antes do anúncio de Suárez: 61.658 sócios
– Atualmente: 75.823 sócios
O Grêmio oferece cinco planos aos torcedores – sendo um infantil, limitado a crianças de até 12 anos, e outro juvenil, para jovens de até 17 anos. Para os gremistas adultos, os preços variam entre R$ 38 e R$ 125 por mês. Existe uma estimativa que, a cada 10 mil novos sócios, o clube tem um incremento de R$ 760 mil por mês. Isso significa que, desde o anúncio da contratação, o Grêmio teve um acréscimo de cerca de R$ 1 milhão mensais.
Público e bilheteria em alta
Outro impacto da chegada de Suárez foi a alta procura por ingressos. Desde a chegada de Suárez, o Grêmio levou cerca de 110 mil pessoas à Arena em três ocasiões: a apresentação do atacante (31,1 mil), a estreia contra o São Luiz pela Recopa Gaúcha (49,6 mil) e o duelo contra o Brasil de Pelotas pelo Gauchão (29,8 mil).
Trata-se de um número expressivo para janeiro, que conta com jogos de menor apelo. Em termos de comparação, a marca de 100 mil pessoas na Arena só foi atingida com oito partidas disputadas em 2022.
O bom público reflete em rendas consideráveis. De acordo com borderôs divulgados pela Federação Gaúcha, o Grêmio teve arrecadação líquida de R$ 2,1 milhões contra o São Luiz e R$ 1,1 milhão contra o Brasil de Pelotas.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.