Suarez: Grêmio faz esforços, mas será que haverá um final feliz? Jornalista Rafael Pfeiffer investiga mistério do camisa 9.


Suarez e suas dúvidas esta informação exclusiva é trazida pelo repórter Rafael Pfeiffer, que está acompanhando de perto as questões envolvendo Luis Suárez no Grêmio.

Suarez
Jornalista Rafael Pfeiffer / Foto Rádio Guaiba

Suarez torna-se uma grande dúvida para a sequencia do futebol gremista até o fim de 2023

Luis Suárez poderia ter passado despercebido no início desta semana, não fosse a entrevista do técnico Renato Portaluppi após a vitória por 5 a 1 sobre o Coritiba no domingo na arena. Durante a coletiva de imprensa, quando questionado sobre Suárez, Renato foi direto ao ponto Ele não quis rodeios e revelou tudo.

Renato deixou claro que há algo acontecendo com Suárez além das dores no joelho.

Suarez
FOTO Lucas Uebel

Eu tenho problemas no joelho também, mas há muitas outras coisas acontecendo. O assunto é delicado.” O técnico expressou sua esperança por um desfecho feliz, afirmando: “Espero que tenha um final feliz, porque quero continuar contando com Soares.”

Renato Portaluppi

A partir dessas declarações de Renato, decidi buscar informações junto à direção do Grêmio na tarde desta segunda-feira. O que descobri é que o Grêmio e Soares estão, de fato, em conversas longas com a participação do staff do jogador. Essa situação não é simples de ser definida, como mencionou o técnico Renato Portaluppi.

Nos bastidores do Grêmio, há uma avaliação de que Soares poderia lidar com o calendário brasileiro, mas é importante lembrar que, antes de acertar com o Grêmio, ele esteve na pauta do Palmeiras e deu uma entrevista à ESPN em que expressou sua relutância em jogar no futebol brasileiro devido ao calendário apertado. No entanto, durante o Campeonato Gaúcho, que teve viagens curtas e jogos mais espaçados, tudo parecia tranquilo para ele.

O problema surge com a chegada do Campeonato Brasileiro, cujo calendário apertado dificulta a recuperação do joelho de Soares após cada jogo. Isso está fazendo com que ele reconsidere sua continuidade no futebol brasileiro, não necessariamente no Grêmio, mas no futebol brasileiro como um todo, que apresenta uma competitividade muito alta e um calendário desafiador.

O Grêmio propôs inicialmente um contrato de um ano, até o final de 2023, mas foi Soares quem pediu um contrato até o final de 2024. No entanto, não se discute neste momento a rescisão contratual, pois o valor da multa rescisória é alto e não está em debate no momento, de acordo com informações da direção do Grêmio.

A discussão atualmente gira em torno do planejamento até o final deste ano e do aproveitamento de Soares. Há várias questões em debate, inclusive a possibilidade de ele terminar o ano no Grêmio e não jogar em 2024. Isso envolve questões contratuais e patrocinadores, pois diversas marcas estão envolvidas na contratação de Soares.


O Grêmio está buscando encontrar uma solução para amenizar o problema no joelho de Soares, visando a sua recuperação por meio da redução da quantidade de jogos disputados e ajustando os treinamentos. A intenção não é encerrar a carreira de Soares, mas sim encerrar sua presença no Grêmio ao final deste ano.

No próximo ano, existe uma grande possibilidade de ele ir jogar em um clube ao lado de Messi, em um futebol menos competitivo, onde ele atuaria apenas uma vez por semana, o que seria mais adequado para a sustentação de seu joelho. No entanto, as negociações para que isso aconteça estão em andamento.

Dentro do Grêmio, a opção de rompimento do contrato neste ano de 2023 não está sendo considerada. O objetivo é proporcionar um desfecho feliz, como mencionado pelo técnico Renato Portaluppi, ao se referir à possibilidade de Soares permanecer até o final de 2023, esse seria a melhor opção para todos.