Renato surpreende com mudança e arranca empate diante de um Bahia que pressionou o Grêmio

Renato Portaluppi surpreendeu a todos com uma mudança inesperada no Grêmio e conseguiu arrancar um empate importante contra o Bahia pelas quartas da Copa do Brasil. O Desenho Tático mostra como o técnico gremista alterou o time no 1 a 1 com os donos da casa.

Renato repetiu o esquema com três zagueiros que venceu o Bahia por 2 a 1 no Brasileirão, sábado, mas teve que trocar Bruno Alves por Gustavo Martins e Suárez por Vina, que se machucou no aquecimento. Vina formou o ataque com Cristaldo e Bitello, mas nenhum deles era um centroavante de ofício.

Sem um homem de referência na área, o Grêmio tinha que sair jogando pelo chão, mas o Bahia dificultava essa saída forçando a bola para o lado esquerdo, onde Kannemann não se destacava pelo passe. O Grêmio pouco ameaçou no primeiro tempo, com apenas quatro chutes, um no gol. O Bahia chutou o dobro, duas vezes no alvo.

Renato surpreende
Lucas Uebel / Grêmio

Bahia se aproveitava do espaço deixado por Reinaldo

O Bahia se aproveitava do espaço deixado por Reinaldo, que avançava para marcar Cicinho, o lateral-direito mais recuado do 4-2-3-1 de Renato Paiva. Assim, Ademir tinha liberdade para encarar Kannemann pela direita e criar as melhores jogadas dos mandantes. O placar ficou em branco na primeira etapa.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, o Bahia abriu o marcador. Em um contra-ataque rápido, Ademir cruzou da esquerda e Everaldo marcou. Paiva já havia colocado Lucas Mugni no lugar de Cauly, dando mais poder ofensivo ao time da casa.

Renato surpreende
Reprodução

Renato demorou para mexer no Grêmio

Renato demorou para mexer no Grêmio. Aos 30 minutos, fez três substituições de uma vez: Ferreira, André Henrique e Cuiabano entraram nos lugares de Kannemann, Vina e Cristaldo. Renato abandonou os três zagueiros e voltou ao 4-2-3-1. Ferreira foi para a ponta esquerda e Cuiabano, um lateral-esquerdo de origem, foi para a direita. Bitello virou o meia central.

Renato surpreende
Reprodução

O Grêmio passou a jogar no 4-1-4-1, com Bitello e Nathan na armação

Seis minutos depois, Nathan substituiu Carballo. O Grêmio passou a jogar no 4-1-4-1, com Bitello e Nathan na armação e Villasanti como único volante. Cuiabano continuou na direita, mas fazendo diagonais para dentro e abrindo espaço para João Pedro subir.

Foi assim que saiu o gol de empate. Bruno Alves achou Bitello entre as linhas, que tocou para Reinaldo chutar cruzado. Na pequena área, Cuiabano apareceu como centroavante e empurrou para as redes.

A invenção de Renato Portaluppi salvou o Grêmio de uma derrota e deixou o time em vantagem para o jogo de volta contra o Bahia na Copa do Brasil.