Em busca do título do Brasileirão
Neste fim de semana, o Grêmio estará de descanso durante o Brasileirão e estará observando os adversários nos próximos dias. Será uma rodada dedicada principalmente a observar, depois da decepção da derrota para o Botafogo e da euforia pela classificação para as semifinais da Copa do Brasil.
O adiamento da partida contra o Corinthians, que aconteceria no sábado, oferece a oportunidade de recuperar um pouco do fôlego após uma sequência de jogos com o time titular e preparar novas estratégias para superar uma tendência problemática. Contra adversários que estão no topo da tabela, o desempenho do Grêmio é semelhante ao de times que estão na zona de rebaixamento.
Atualmente em terceiro lugar na 15ª rodada, o Grêmio tem 26 pontos. Está empatado com o Flamengo, mas perde no saldo de gols (nove gols dos cariocas contra quatro do Grêmio). O problema a ser superado para alcançar o tão sonhado título, que não é conquistado desde 1996, é diminuir a diferença de 10 pontos para o Botafogo no momento.
Uma das principais características do Brasileirão é a importância da regularidade. Uma vitória contra o líder ou o lanterna vale os mesmos três pontos, mesmo que muitas vezes tenha consequências diferentes na tabela.
Grêmio tem utilizado a equipe titular na maioria dos jogos
Ao contrário de outros anos, o Grêmio tem utilizado a equipe titular na maioria dos jogos até agora. A derrota acachapante para o Palmeiras foi uma das poucas vezes em que o time não estava completo. O que tem prejudicado o Grêmio é a dificuldade em aproveitar as oportunidades de gol e evitar sofrer gols.
O Grêmio é a segunda equipe que mais acerta finalizações no campeonato, com 89 chutes certos. Tem o terceiro melhor ataque, ao lado do Botafogo, com 24 gols marcados. Porém, também é a sexta equipe que mais permite finalizações certas dos adversários, com um total de 78 chutes certos. Sofreu 20 gols até agora, deixando o clube com a sexta pior defesa, atrás apenas de América-MG, Coritiba, Goiás, Vasco e Bahia.
O lateral-direito Edilson, campeão do Brasileirão de 2015 com o Corinthians, afirma que três fatores são essenciais para conquistar o título nesse formato de pontos corridos. Além de manter a mesma concentração ao longo das 38 rodadas e prestar atenção nos confrontos diretos, é fundamental ter um bom grupo de jogadores. É preciso ter opções para aguentar os mais de seis meses de competição.
No caso dos confrontos diretos, que têm sido um problema para o Grêmio este ano, Edilson acredita que isso pode prejudicar a campanha.
O próximo jogo do Grêmio no campeonato será contra o Atlético-MG no próximo sábado (22). Será um reencontro entre Felipão e os torcedores gremistas. Ele foi o técnico que levou o Grêmio ao último título do Brasileirão, em 1996.
Grêmio contra os 10 primeiros colocados:
- 8 jogos
- 24 pontos disputados
- 8 pontos conquistados
- 33,3% de aproveitamento
- 2 vitórias (Inter e São Paulo)
- 2 empates (Fortaleza e Bragantino)
- 4 derrotas (Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro)
#Em busca
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.