Foto: Reprodução/Grêmio TV

Vice do Grêmio explica decisão surpreendente: “Nada de reforços”

Após as eliminações na Copa do Brasil e na Conmebol Libertadores, o Grêmio volta suas atenções exclusivamente para o Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho, o vice-presidente de futebol do clube, Antônio Brum, praticamente descartou a chegada de novos reforços até o fechamento da janela de transferências, na próxima semana. O dirigente também evitou falar sobre a permanência de jogadores e da comissão técnica para a temporada de 2025.

Foto: Lucas Uebel

Elenco considerado suficiente até o final da temporada

Durante a entrevista, Antônio Brum deixou claro que o Grêmio não pretende realizar novas contratações, mesmo após as recentes saídas de Gustavo Nunes e Carballo. Gustavo Nunes foi negociado com o Brentford, da Inglaterra, enquanto Carballo foi emprestado ao New York Red Bulls, da Major League Soccer (MLS). Apesar das perdas, o departamento de futebol entende que o grupo atual é suficiente para a disputa do Campeonato Brasileiro, única competição restante para o Tricolor em 2024.

“Estamos sempre atentos ao mercado. Mas acho que o Grêmio não deve fazer mais nenhuma contratação, até porque consideramos o grupo bom até o fim do Brasileiro, que é a única competição que nos resta”, afirmou Brum. Segundo ele, a venda de Gustavo Nunes era inevitável para equilibrar o orçamento do clube, assim como ocorreu no ano passado com a venda de Bitello.

Foto: Reprodução/Grêmio TV

Além disso, o dirigente destacou que a janela de transferências se encerra no dia 2 de setembro e que o clube já havia buscado reforços anteriormente. Foram quatro contratações, todas do meio-campo para frente: Monsalve e Braithwaite, que já fazem parte do time titular, e Aravena e Arezo, que aguardam novas oportunidades para se firmarem na equipe principal.

Foco exclusivo no Brasileiro e descartada renovações antecipadas

O principal objetivo do Grêmio neste momento é conquistar o maior número de pontos possível no Campeonato Brasileiro. Por isso, o clube ainda não pensa em renovação de contratos ou na formação do elenco para a temporada de 2025. Um dos temas que gera expectativa entre torcedores e imprensa é a continuidade ou não do técnico Renato Portaluppi e de sua comissão técnica no ano que vem. Brum preferiu adotar um tom cauteloso ao abordar a questão.

Foto: Reprodução/Grêmio TV

“O Renato é um grande treinador, e nós não estamos discutindo o ano que vem com nenhum jogador e nem com o Renato. Inclusive, se vocês lembram, na temporada passada também só discutimos a permanência dele no final da temporada. A gente confia no trabalho dele, gosta muito do Renato como pessoa e como treinador, mas ele está no mesmo formato de todas as outras questões que foram trazidas. Não estamos pensando em renovações de contrato agora, e sim em terminar a temporada da melhor maneira possível”, completou o dirigente gremista.

Preparação para enfrentar o Atlético-MG

Enquanto a diretoria evita falar sobre o futuro, o elenco do Grêmio já se reapresentou na manhã desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho, para iniciar a preparação para o confronto contra o Atlético-MG, marcado para domingo, às 11h (de Brasília). A partida será válida pela 25ª rodada do Brasileirão e marcará o retorno do clube à Arena, que segue com capacidade de público reduzida.

Foto: Reprodução/Grêmio TV

Após a vitória sobre o Criciúma no último domingo, o técnico Renato Portaluppi deixou claro que o objetivo principal é atingir os 45 pontos, número considerado seguro para evitar o rebaixamento, mas não descartou a possibilidade de brigar por uma vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores. Antônio Brum, no entanto, evitou fazer projeções de classificação para não gerar expectativas excessivas entre os torcedores.

O foco total do Grêmio agora é no Campeonato Brasileiro, buscando aproveitar ao máximo as rodadas restantes para terminar a temporada de maneira positiva. A decisão de não reforçar o elenco e de adiar as negociações para 2025 reflete o compromisso da diretoria com a estabilidade financeira do clube e com o planejamento de longo prazo.