Alberto Guerra. Foto: Marco Souza

Presidente do Grêmio ‘acaba’ com Flamengo em entrevista coletiva e gera polêmica

Em entrevista coletiva, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, comentou a acusação de injúria racial feita pelo atacante Carlinhos, do Flamengo, contra o clube gaúcho. Guerra afirmou que o principal objetivo do Grêmio é a busca pela verdade, sem tentar minimizar os fatos para evitar possíveis consequências. No entanto, o dirigente ressaltou que, neste caso, não houve injúria racial e que uma falsa acusação é tão grave quanto o próprio ato de racismo, destacando o impacto negativo que tais alegações trazem para o clube e seus torcedores.

“O mais grave é a repercussão que isso traz. Houve até deputados comentando sobre o povo gaúcho como se todo o estado fosse racista”, declarou o presidente.

Carlinhos. Foto: Marcelo Cortes

Segundo Guerra, uma análise detalhada do vídeo do episódio comprovou que a palavra que poderia configurar injúria racial não foi dita. O Grêmio contratou duas empresas especializadas para realizar perícias – uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo – e ambas atestaram que não houve ofensa racial.

Guerra também cobrou uma retratação por parte do Flamengo e do jornal Lance, que, segundo ele, contribuíram para a disseminação das acusações. O presidente afirmou que ainda não conversou com Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, pois aguardava os resultados das perícias, mas tem a intenção de dialogar em breve tanto com Landim quanto com os responsáveis pelo jornal.

Alberto Guerra. Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

“O Lance disse que faria uma perícia e que, após os resultados, se retrataria. A retratação, no entanto, não será proporcional ao impacto que a denúncia causou. Esperamos que isso não se repita”, disse Guerra, enfatizando que falsas acusações deveriam ser punidas com o mesmo rigor que o racismo.

Guerra afirmou que o Grêmio não está buscando indenização ou compensação financeira, mas considera que uma retratação adequada seria suficiente para encerrar o assunto. “Queremos pôr um ponto final nesse caso”, concluiu o presidente.

Carlinhos. Foto: Wilber Junior/Agência F8/Estadão Conteúdo

Próximo jogo do Grêmio

Agora, o Tricolor se prepara para enfrentar o Botafogo neste sábado, 28 de setembro, às 21h (horário de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.