Foto: Caroline Motta/Montagem

Problema para Renato Gaúcho: 16 jogadores podem deixar o Grêmio no final da temporada

Renato Gaúcho e Antônio Brum podem sair, e elenco sofrerá mudanças profundas para próxima temporada e o Grêmio está se preparando para uma possível reformulação em seu elenco e comissão técnica ao final da temporada de 2023. Após resultados abaixo das expectativas na Copa Libertadores e Copa do Brasil, além de um desempenho irregular no Brasileirão, o clube já começa a planejar mudanças significativas para 2025.

Com o Imortal lutando para se manter competitivo no Campeonato Brasileiro, onde recentemente venceu o Fortaleza por 3 a 1, os bastidores no clube já indicam a saída de nomes importantes, tanto dentro quanto fora de campo. Segundo o jornalista Bruno Soares, até 16 jogadores podem deixar o clube, incluindo o lateral Reinaldo, cujo contrato se encerra em dezembro deste ano.

Rafael Cabral. Foto: Caroline Motta

Além disso, o técnico Renato Gaúcho, um dos maiores ídolos do clube e que atualmente ocupa o comando da equipe, pode estar de saída junto com o vice-presidente de futebol Antônio Brum. Ambos devem deixar o Grêmio ao término do campeonato. Para a posição de coordenador técnico, o nome de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, já é cogitado como possível substituto.

Lista de dispensas inclui Reinaldo e Rodrigo Caio

Entre os jogadores que podem estar de saída, o lateral Reinaldo encabeça a lista de dispensa, já que seu contrato não será renovado. Outro nome praticamente certo é o zagueiro Rodrigo Caio, que chegou ao clube recentemente, mas não correspondeu às expectativas. Além deles, Felipe Scheibig, Rafael Cabral, Fabio e Du Queiroz também estão na lista.

Nathan. Foto: Caroline Motta

Outros atletas que têm possibilidade de deixar o clube incluem: Breno, Natã Felipe, Gustavo Martins, Mayk, Nathan Pescador, Pepê, Diego Costa e Yeferson Soteldo. Pedro Geromel, ídolo e capitão da equipe, deve se aposentar ao final deste ano, encerrando sua trajetória vitoriosa no Grêmio.

Situação de Soteldo e Diego Costa ainda indefinida

No caso de Yeferson Soteldo, que está emprestado ao Grêmio pelo Santos até dezembro, o futuro do jogador ainda é incerto. A diretoria tricolor não pretende pagar o valor de 5 milhões de dólares estipulado para a compra definitiva, o que torna a permanência do atacante venezuelano cada vez mais distante.

Rodrigo Caio. Foto: Caroline Motta

Já Diego Costa, com contrato até o final do ano, tem chances de continuar no clube. Sua permanência será decidida após o fim do Campeonato Brasileiro, mas há um cenário mais favorável para o camisa 19 do que para Soteldo.

Essas possíveis mudanças mostram que o Grêmio já está de olho em uma reestruturação significativa para a próxima temporada, buscando reforçar seu elenco e ajustar a comissão técnica para voltar a ser competitivo em 2025. A expectativa dos torcedores agora é acompanhar quem chegará para substituir as peças que deixarão o clube, além de saber o destino de Renato Gaúcho, uma figura icônica na história tricolor.