Vanderson, ex-Grêmio, será titular da Seleção Brasileira contra o Peru

Vanderson. Foto: Vitor Silva/CBF

O lateral-direito Vanderson, revelado pelo Grêmio e atualmente no Monaco, foi confirmado como titular da Seleção Brasileira para o confronto contra o Peru, nesta terça-feira (15), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O técnico Dorival Júnior anunciou a escalação em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14), explicando que a mudança busca tornar a equipe mais ofensiva. Vanderson substituirá Danilo, que começou o último jogo como titular.

“Já estava definido antes da primeira partida. O Vanderson tem um poder de ataque interessante. O Danilo tem ajudado muito na transição, mas espero uma resposta satisfatória com essas mudanças”, declarou Dorival, projetando um desempenho mais agressivo do Brasil diante dos peruanos. A partida será disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e é mais uma etapa importante da caminhada da Seleção nas Eliminatórias.

Vanderson, ex-Grêmio
Vanderson. Foto: Vitor Silva/CBF

Grêmio atento a bônus milionário e valorização de Vanderson

O Grêmio observa de perto a ascensão do lateral na Seleção Brasileira. Além do orgulho por ver um jogador formado em sua base brilhar em nível internacional, o clube gaúcho tem interesse direto em possíveis movimentações no mercado. Vanderson foi negociado com o Monaco em janeiro de 2022 por 11 milhões de euros (cerca de R$ 69,7 milhões na época), mas o contrato inclui duas cláusulas que ainda podem render dinheiro ao Tricolor.

A primeira prevê que, caso o Monaco venda o lateral, o Grêmio terá direito a 10% do lucro sobre a negociação. O Tottenham chegou a demonstrar interesse no jogador na última janela de transferências, mas uma eventual titularidade na Seleção pode elevar ainda mais o valor de mercado do atleta.

Vanderson, ex-Grêmio
Vanderson. Foto: Vitor Silva/CBF

A segunda cláusula prevê um bônus de 1 milhão de euros ao Grêmio sempre que o Monaco se classificar para a Liga dos Campeões, desde que Vanderson participe de pelo menos 60% dos jogos da equipe no Campeonato Francês. Na última temporada, o Monaco garantiu vaga na Champions, mas o lateral disputou apenas 58% das partidas, escapando por pouco do pagamento do bônus.

Nesta temporada, o Monaco lidera a Ligue 1, e Vanderson já atuou em seis dos sete jogos disputados até o momento, aumentando as chances de atingir a meta de participação.

Vanderson, ex-Grêmio
Vanderson. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Mesmo sem previsão de bônus por convocações para a Seleção Brasileira, o desempenho do lateral no cenário internacional é um trunfo importante para sua valorização no mercado europeu. Uma atuação sólida contra o Peru não apenas fortaleceria seu status na Seleção como também poderia reacender o interesse de grandes clubes.