Rui Costa de volta ao Grêmio? Clube analisa movimentações no mercado para 2025

Rui Costa. Foto: Luciano Leon/RAW IMAGE

O Grêmio já está de olho em 2024 e pode ter grandes mudanças à vista. Entre as movimentações do clube gaúcho, destaca-se a possível contratação do executivo Rui Costa, atualmente no São Paulo, mas com uma longa história com o Tricolor. Rui, que teve passagens mistas no clube no início da última década, foi lembrado como uma possível solução para substituir o atual executivo, Luiz Wagner Vivian, que deve deixar o cargo. O nome de Rui Costa voltou à mesa após Rodrigo Caetano, uma das opções preferidas, optar por permanecer na Seleção Brasileira. Ainda que não haja contatos oficiais, há uma indicação dentro do Grêmio que o considera uma boa escolha para a gestão esportiva.

Rui Csota. Foto: Divulgação/Grêmio

No campo, o jovem atacante Nathan Fernandes pode estar de saída do Grêmio

Com um início promissor que animou a torcida, o jogador teve uma queda de rendimento nesta temporada, mas ainda desperta interesse de um clube europeu. Segundo fontes internas, o Grêmio deve receber uma proposta formal ao final do ano, o que aumenta as expectativas para uma possível negociação. Embora não se espere um valor alto pela transação, a diretoria estaria disposta a negociar o atleta para reequilibrar as finanças e abrir espaço no elenco.

A defesa, no entanto, é o setor que mais preocupa. O zagueiro Kannemann, um dos ídolos da torcida, foi submetido a duas cirurgias – uma no quadril e outra no tornozelo – que o manterão fora de campo por cerca de cinco meses. Além disso, com a saída já confirmada de Rodrigo Caio e Geromel, o Grêmio fica sem pilares defensivos experientes, o que gera dúvidas para a próxima temporada. A diretoria e o técnico Renato Gaúcho planejam três novas contratações para a zaga, visando reconstruir o setor e dar mais solidez à defesa.

Elenco gremista. Foto: Lucas Uebel

Com uma possível reestruturação em seu departamento de futebol e o olhar atento ao mercado para reforçar a equipe, o Grêmio tenta equilibrar a renovação de seu elenco com a manutenção da qualidade técnica, de olho nas competições de 2024. Os próximos passos da diretoria e os desfechos das negociações vão mostrar a nova cara do Tricolor.