Diego Martignoni. Foto: Bárbara Assmann

Grêmio adota nova estratégia para valorizar jogadores da base e evitar perdas, afirma Diego Martignoni

O Grêmio tem reformulado sua abordagem em relação às categorias de base para evitar a perda de jovens promessas. De acordo com o jornalista Marco Souza, do Esportes GZH, o clube está ampliando as oportunidades de negociação com atletas que não se enquadram no planejamento do time principal, garantindo um melhor aproveitamento financeiro e técnico.

Atualmente, cerca de 40 jogadores integram a categoria sub-20, um número elevado devido à chegada de atletas oriundos do sub-17 e à permanência de jovens próximos ao limite de idade da base, mas sem perspectiva de ascensão ao elenco profissional.

Guga. Foto: Arquivo Pessoal

“Queremos ter um aproveitamento maior de todos os jogadores que lá estão. Rentabilizar para o clube. Fica o exemplo da Copa São Paulo. São 30 meninos inscritos na Copinha. Não serão todos que vão jogar no profissional”, explicou Diego Martignoni, diretor das categorias de base.

Um caso emblemático é o do centroavante Guga. Apesar de ser apontado como o principal candidato à camisa 9 na Copinha, o jogador decidiu deixar o Grêmio por não vislumbrar oportunidades concretas no elenco principal, optando por seguir novos caminhos em sua carreira.

Guga. Foto: Divulgação/Grêmio

Veja também outras notícias do Grêmio