Renato Gaúcho, maior ídolo da história do Grêmio, abriu o jogo sobre os bastidores de sua saída do clube na última temporada. Em entrevista ao Charla Podcast, o ex-treinador revelou que sua decisão já havia sido comunicada ao presidente Alberto Guerra antes mesmo do fim do ano. Segundo Renato, o desgaste acumulado ao longo da temporada e o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul foram determinantes para sua escolha.
O ex-comandante gremista destacou as dificuldades enfrentadas pelo time, que precisou disputar Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores longe da Arena do Grêmio. Durante 40 dias, a equipe ficou hospedada em um hotel, longe de suas famílias, enquanto a tragédia das enchentes assolava o estado. “As pessoas estavam morrendo, passando fome, sem comida, e ainda havia cobrança por resultados como se tudo estivesse normal”, desabafou Renato.

Apesar do cenário desafiador, o treinador garantiu que manteve um bom relacionamento com o elenco. No entanto, o impacto emocional e físico da situação pesou. Foi nesse contexto que ele tomou sua decisão. “Procurei o presidente e falei: ‘Esquece, final do ano vou sair fora’. Nada iria me segurar, eu precisava de férias”, revelou. A conversa, segundo ele, aconteceu logo após a retomada das atividades do clube.
A despedida de Renato Gaúcho representa o fim de mais um capítulo de sua história no Grêmio. Ícone dentro e fora de campo, ele deixa uma marca indiscutível no clube e na torcida. Agora, com o futuro em aberto, o treinador se permite um período de descanso, enquanto os gremistas aguardam para saber quais serão os próximos passos do ídolo.

Veja também outras notícias do Grêmio
- Oficial! Grêmio ganha reforço importante após a Data FIFA
- Grêmio encara o Santos desfalcado em São Paulo sem Neymar e mais quatro baixas
- Mano Menezes ‘redescobre’ novo titular no Grêmio: Líder em assistências e chances criadas
- Drama no Grêmio: mais um jogador é confirmado fora da temporada 2025 — já são 13 no departamento médico
- Situação de Willian preocupa o Grêmio entenda mais sobre a lesão e o tempo de parada
Renato Gaúcho é cotado para assumir gigante paulista após deixar o Grêmio: “Substituto à altura”
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.