Villasanti. Foto: Lucas Uebel

Vexame da arbitragem ganha críticas de Villasanti: “Não é possível”

A vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Juventude, na noite deste sábado (22), pela semifinal do Campeonato Gaúcho, foi marcada por tensão e polêmica. Apesar do triunfo, o volante Villasanti, capitão tricolor, deixou o gramado da Arena indignado com a arbitragem de Jonathan Pinheiro e as decisões do VAR, comandado por Douglas da Silva. O paraguaio criticou duramente a condução da partida, especialmente pela não marcação de um possível pênalti em Monsalve ainda no primeiro tempo.

O lance gerou revolta entre jogadores e torcedores. O colombiano foi derrubado pelo zagueiro Abner dentro da área, mas o árbitro sequer revisou o lance no VAR, o que, segundo Villasanti, comprometeu o andamento do jogo. Para aumentar a frustração gremista, no segundo tempo, o terceiro gol do time foi anulado por uma falta de Camilo na origem da jogada, em um lance semelhante ao ocorrido com Monsalve, mas tratado de forma diferente pela arbitragem.

arbitragem
Monsalve e Abner. Foto: Mateus Bruxel

Mesmo com a vitória, o Grêmio sai da Arena sentindo que poderia ter tido um placar mais confortável para o confronto de volta. “Não posso deixar de falar do que aconteceu no primeiro tempo. Cometer um erro desse tamanho, numa semifinal, não é possível. No terceiro gol, ele tentou compensar, mas acabou atrapalhando a gente. Agora é trabalhar e buscar a classificação em Caxias”, desabafou Villasanti, demonstrando o descontentamento com o desempenho da arbitragem.

A rivalidade entre as equipes segue viva, e a decisão promete ainda mais emoção. Grêmio e Juventude voltam a se enfrentar no próximo sábado (1º), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, para definir o finalista do Gauchão. Com a vantagem no placar agregado, o Tricolor entra em campo buscando confirmar sua vaga na final, mas já de olho na arbitragem para evitar novas polêmicas que possam influenciar o resultado.

Braithwaite. Foto: Lucas Uebel

Veja também outras notícias do Grêmio

Vice do Grêmio explode contra arbitragem e denuncia ligação de árbitro do VAR com ação trabalhista contra o clube