Grêmio
Alberto Guerra. Foto: Camila Hermes

Grêmio contra a FGF! Alberto Guerra ameaça tomar atitude drástica

A revolta do Grêmio com a arbitragem no Campeonato Gaúcho ganhou força após a entrevista do presidente Alberto Guerra no programa Sala de Domingo, da Rádio Gaúcha. O mandatário gremista não poupou críticas ao desempenho dos árbitros na partida contra o Juventude, classificando o ocorrido como um “assalto” e afirmando que o campeonato está “manchado”. Além disso, lamentou a dificuldade de contato com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), dizendo que “é mais fácil falar com o Papa do que com Luciano Hocsman”.

O principal motivo da indignação tricolor foi o pênalti não marcado em Monsalve no primeiro tempo. Para o clube, houve falta de critério da equipe de arbitragem, já que, no segundo tempo, o terceiro gol do Grêmio foi anulado após intervenção do VAR, mas no lance do pênalti, a tecnologia não foi utilizada para corrigir o erro. O episódio aumentou a tensão no ambiente do clube e inflamou ainda mais os torcedores, que expressaram indignação nas redes sociais.

Torcida gremista. Foto: Lucas Uebel

A polêmica envolvendo a arbitragem não é exclusiva do Grêmio. No início do mês, D’Alessandro, diretor esportivo do Inter, também fez duras críticas e pediu que Daniel Nobre Bins não apitasse mais jogos do clube. Além disso, após o Gre-Nal, o vice de futebol colorado, José Olavo Bisol, também contestou a falta de critério nas decisões dos juízes. As reclamações de ambos os clubes indicam um cenário de insatisfação generalizada com o comando da arbitragem no Gauchão.

Diante da pressão, a expectativa agora é pela resposta da FGF. Entre as alternativas, está a possibilidade de uma reunião entre a entidade e os presidentes dos clubes semifinalistas para discutir critérios e a escalação dos árbitros para os próximos jogos. Outra opção que ganha força é a convocação de árbitros de fora do Rio Grande do Sul para evitar novas polêmicas e acalmar os ânimos. Seja qual for a decisão, uma coisa é certa: a arbitragem virou protagonista do campeonato e o desfecho dessa história será acompanhado de perto por torcedores e dirigentes.

Alexandre Rossato, Alberto Guerra e Guto Peixoto. Foto: Angelo Pieretti

Veja também outras notícias do Grêmio