Hernán Mauricio / Vélez Sarsfield

Quinteros fora do Gre-Nal 446? Julgamento pode mudar tudo!

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) atendeu ao pedido do Grêmio e adiou o julgamento de Gustavo Quinteros, Jemerson e dirigentes de Grêmio e Inter. Inicialmente marcado para esta terça-feira (11), o tribunal decidiu reagendFar a sessão para garantir a defesa presencial dos denunciados, já que a equipe gremista estará em Minas Gerais para enfrentar o Athletic, pela Copa do Brasil. A nova data ainda será confirmada, mas a tendência é que ocorra na sexta-feira (14).

Quinteros. Foto Getty Images

O adiamento gera incertezas sobre a participação de Quinteros no Gre-Nal decisivo do Campeonato Gaúcho, no próximo domingo (17), no Beira-Rio. O técnico do Grêmio responde a duas acusações no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): o artigo 258-B, por invasão de local destinado à arbitragem, com pena de um a três jogos, e o artigo 254-A, por agressão física, que pode resultar em suspensão de quatro a 12 partidas. Se punido, o treinador pode ficar fora do clássico que define o campeão estadual.

Gustavo Quinteros. Foto: Mateus Bruxel

O episódio que levou às denúncias aconteceu durante a partida contra o Juventude, quando Quinteros acertou o atacante Ênio com o antebraço em meio a uma confusão. Na sequência, foi empurrado pelo lateral Reginaldo, e ambos acabaram expulsos. Por conta do cartão vermelho, o treinador já cumpriu suspensão automática no último jogo disputado na Arena.

Gustavo Quinteros. Foto: Marcelo Endelli

O Grêmio alegou que o adiamento era necessário para garantir o direito à ampla defesa dos denunciados, princípio constitucional que permite que eles se manifestem presencialmente no julgamento. Agora, a expectativa fica por conta da decisão do TJD-RS e de como isso pode afetar o planejamento do Tricolor para o duelo contra o maior rival. Com a final do Gauchão se aproximando, a incerteza sobre a presença de Quinteros aumenta a tensão para o confronto decisivo.