O Grêmio contrata um novo volante, e um jornalista renomado faz uma análise sincera sobre o perfil do jogador e o cenário no Corinthians.
O Grêmio segue ativo no mercado de transferências, e a iminente contratação de Alex Santana, meio-campista do Corinthians, por empréstimo, já gera repercussão. Em sua coluna no portal GZH, o jornalista Pedro Ernesto Denardin analisou as características do reforço, mas não escondeu suas ressalvas, principalmente o fato de o jogador ter sido pouco aproveitado no Timão. A chegada de Alex Santana a Porto Alegre nesta quinta-feira, dia 5 de junho, para exames e posterior anúncio, movimenta os bastidores tricolores.
O nome de Luiz Felipe Scolari, figura de peso na Arena, também teria sido um fator para o avanço das tratativas, já que Felipão trabalhou com o volante, de 30 anos, nos tempos de Athletico-PR. Pedro Ernesto avalia o perfil do atleta com precisão. “Alex Santana chega para reforçar o Grêmio. É um segundo volante que anda pelo campo todo, invadindo as duas áreas”, pontua o jornalista. Contudo, a reflexão é imediata: “Mas é importante avaliar porque ele não era utilizado no Corinthians e porque não conseguiu jogar por lá. De qualquer forma é importante dizer que a direção gremista está no mercado”.

Os números de Alex Santana no Corinthians ilustram a preocupação de Denardin. No segundo semestre de 2024, o volante participou de 15 jogos, sem gols ou assistências. Já em 2025, de 39 partidas do clube, ele esteve em campo em 22, sendo 12 vezes vindo do banco de reservas, e marcou dois gols. Seu último jogo foi em 15 de maio, na Sul-Americana. No último fim de semana, já não foi relacionado contra o Vitória, sinalizando o avanço das negociações com o Grêmio. A expectativa é que Alex Santana atenda a um pedido do técnico Mano Menezes, que busca um jogador com boa capacidade de criação e auxílio defensivo, com a estreia projetada para julho.
Em contraponto à cautela com Alex Santana, Pedro Ernesto Denardin demonstrou grande entusiasmo com outro nome que surge como especulação no Grêmio: o zagueiro Adryelson, ex-Botafogo e atualmente emprestado ao Anderlecht, da Bélgica. Para o comentarista, o defensor de 27 anos “cairia como uma luva” no elenco de Mano Menezes, classificando-o como um “grande reforço”. Ele até sugeriu uma troca envolvendo Gustavo Martins, que interessa ao Botafogo, clube de John Textor, que também detém as ações da SAF do Lyon, detentor dos direitos de Adryelson. Apesar do interesse, as tratativas para o zagueiro não são simples, dada a concorrência de outros clubes.
Veja mais noticias do Grêmio
- Direção do Grêmio tem reunião com jogador para definir seu futuro no clube: “Franco e necessário”
- Grêmio elimina o Palmeiras nos pênaltis e esta na final do Brasileiro Sub-17
- Grêmio confirma compra de jogador por US$ 3,5 milhões
- VAR pesa contra: levantamento mostra saldo negativo do Grêmio no Brasileirão
- Jornalista sai em defesa do Grêmio e pede ação firme contra erros de arbitragem: “Escancarada”
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.