FOTO: AMANDA FERRONATO/GRÊMIO FBPA

Grêmio paga divida, mas a retirado do dome do transfer ban depende do Granada, da Espanha

Mesmo com a dívida quitada, um detalhe fora do Brasil mantém o Tricolor em compasso de espera e ainda exige atenção da direção

O Grêmio ainda não deixou oficialmente o transfer ban por um motivo bem específico e que foge do controle imediato do clube. A direção tricolor efetuou o pagamento de R$ 7 milhões no dia 24 de dezembro, mas a retirada do nome do clube da lista da FIFA depende agora de um trâmite administrativo do Granada, da Espanha, parte credora no processo. Enquanto isso, a situação segue em aberto nos registros oficiais da entidade máxima do futebol.

Após receber o valor, o Granada tem um prazo de até cinco dias para comunicar à FIFA que a pendência foi quitada. Esse aviso precisa ser feito até o dia 29, na próxima segunda-feira. Somente depois dessa confirmação é que se inicia a etapa final do processo, com mais dois dias úteis para que o nome do Grêmio seja efetivamente retirado do sistema.

Grêmio paga divida, mas a retirado do dome do transfer ban depende do Granada, da Espanha
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Na prática, isso significa que o desbloqueio pode acontecer a qualquer momento, inclusive sem aviso prévio, bastando uma consulta direta ao site da FIFA. A partir da liberação, o Tricolor estará apto a registrar novos reforços, mesmo que a janela de transferências ainda não esteja oficialmente aberta e que nenhuma contratação tenha sido anunciada até agora.

Internamente, o clube trabalha para evitar novos bloqueios. O caso mais sensível envolve o jogador Camilo, cuja pendência segue em análise na FIFA. A situação pode gerar um custo de 750 mil dólares ao antigo clube russo detentor dos direitos do atleta, valor que gira em torno de R$ 3,7 milhões na cotação atual. A informação é do jornalista Diogo Rossi.

Grêmio paga divida, mas a retirado do dome do transfer ban depende do Granada, da Espanha
Foto: divulgação

LEIA TAMBÉM: