João Pedro. Foto: Divulgação/Grêmio

Grêmio aposta em solução interna e muda o rumo da lateral para 2026

Retorno aguardado nos bastidores ganha força e pode alterar o planejamento do elenco já no início da temporada

O Grêmio começa a desenhar o planejamento de 2026 com uma decisão estratégica que passa longe do mercado. Segundo informações do Jonas Stelmann, a direção projeta a utilização de João Pedro como reforço “caseiro” para a lateral direita. Recuperado de uma trombose no ombro, o jogador está liberado para atuar normalmente e deve ser integrado desde a arrancada do Gauchão, o que esfria, ao menos por agora, a busca por outro nome para o setor.

O problema de saúde surgiu em setembro, quando João Pedro sentiu dores no ombro direito e, após exames, foi diagnosticada uma trombose da veia subclávia. O clube realizou um cateterismo para retirada do trombo e adotou medicação anticoagulante específica, priorizando uma recuperação completa e sem riscos. Por precaução, o atleta não foi utilizado na reta final do Brasileirão.

Grêmio aposta em solução interna e muda o rumo da lateral para 2026
João Pedro. Foto: Lucas Uebel – Grêmio

Sem ele, o Grêmio fechou a competição contando com Marcos Rocha, João Lucas e Gustavo Martins, improvisado. João Pedro manteve atividades leves, focando na parte física e pensando exclusivamente na temporada 2026. A única restrição no período foi a ausência de trabalhos com bola antes das férias. Agora, totalmente liberado, estará na reapresentação marcada para sexta-feira (2), no CT Luiz Carvalho.

Com João Lucas autorizado a ser emprestado ao Remo, o técnico Luís Castro pretende observar o elenco antes de bater o martelo sobre uma eventual contratação para a lateral. Internamente, o departamento de futebol concentra esforços em buscar um volante, um goleiro e jogadores de lado de campo, deixando outras movimentações condicionadas ao desempenho nos primeiros treinos e jogos. Desde 2023 no clube, João Pedro soma 121 partidas, com sete gols e nove assistências, além de contrato renovado até 31 de dezembro de 2027.

Grêmio aposta em solução interna e muda o rumo da lateral para 2026
João Pedro. Foto: Lucas Uebel – Grêmio

LEIA TAMBÉM: