“Grêmio vai se proteger” E pede pronunciamento de Jean Pyerre sobre aposentadoria em 2023

Saimon Bianchini / Agência RBS
Saimon Bianchini / Agência RBS

Grêmio muda termos do acordo e tenta adicionar multa caso meia voltasse a jogar. Jovem não aceita e tem apresentação marcada para segunda-feira

O Grêmio se manifestou sobre a indefinição com o meia Jean Pyerre. O clube gaúcho confirmou que a estrutura do Tricolor estará à disposição para o jovem manter as atividades, mas em turno inverso ao do elenco gremista. Além disso, houve a solicitação de uma manifestação do atleta de que vá realmente se aposentar. O fonte revelou o retorno aos trabalhos de Jean na segunda-feira.

"Grêmio vai se proteger" E pede pronunciamento de Jean Pyerre sobre aposentadoria
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O vice de futebol Paulo Caleffi, na zona mista da Arena antes do duelo com o Aimoré, afirmou que o Grêmio vai “se proteger”. Antes acertada, a rescisão com Jean Pyerre se tornou um impasse. O clube adicionou uma multa caso o jovem acerte com outra equipe, algo que não foi aceito pelo atleta.

Conforme apurou o ge, o Grêmio também tratou de uma suspensão dos pagamentos dos valores rescisórios caso houvesse um acordo com outra equipe. Isso seria aceito por Jean Pyerre sem problemas. Com o impasse, Jean volta a treinar na próxima segunda-feira.

Apenas solicitamos uma manifestação solicitando a rescisão porque vai se aposentar. O Grêmio vai se proteger, não vai acertar uma situação contratual e ele encaminhar acerto com outro clube sem nenhuma multa ou que permaneça com os pagamentos.

— Paulo Caleffi, vice de futebol do Grêmio

– Na eventualidade de chegarmos nesta situação, vai ter a estrutura do clube à disposição, mas não vai ser incorporado ao elenco. É bem objetivo e vai nos causar surpresa, já que ele rescindiria para se aposentar – apontou Caleffi.

Grêmio
Foto: Lucas Uebel – Grêmio

Pessoas próximas a Jean Pyerre ouvidas pelo ge afirmam que o jogador não tinha nenhuma intenção de acertar com outra equipe. A ideia era se dedicar ao time de futebol sete em sua cidade, Alvorada. O meia sempre deixou aberta a possibilidade de analisar ofertas, mas a vontade sempre foi de parar.

No fim de 2022, Jean Pyerre conversou com alguns companheiros que já havia sido informados que o Grêmio iria utilizá-los. O meia tomou a iniciativa e pediu uma reunião do clube com seus representantes. Ouviu que estava fora dos planos.

A partir daí, Jean pôs em prática uma ideia já antes cogitada por ele. Resolveu que iria parar de jogar. A decisão sempre foi definitiva, mas abria margem para uma oferta que eventualmente fizesse os olhos do jovem retomar a motivação. Pediu a rescisão e as partes apalavraram o acordo.

Grêmio nega reintegração de Jean Pyerre ao grupo

Grêmio negou a possibilidade de Jean Pyerre ser reintegrado ao clube. O jogador estuda a possibilidade de retornar aos gramados, e como ainda tem contrato com o Tricolor, precisaria se reapresentar no CT Luiz Carvalho. Em entrevista antes do jogo contra o Aimoré, na tarde deste sábado (4), o vice de futebol Paulo Caleffi descartou a utilização do atleta.

Saimon Bianchini / Agência RBS

Segundo Caleffi, o Grêmio não foi comunicado oficialmente de nenhuma decisão de Jean Pyerre. Mas caso receba um contato dos representantes do meia-atacante, colocará a estrutura do clube à disposição do jogador.

— Ele, na eventualidade de chegamos nessa situação, terá toda a estrutura à disposição. Mas não será incorporado ao elenco que disputa o Gauchão. A solicitação da rescisão foi para ele se aposentar. Apenas solicitamos que venha essa manifestação do atleta. Isso não veio até agora. Vamos nos proteger, não vamos ficar expostos dele acertar uma rescisão contratual e ele tomar o caminho de outro clube com recebimentos pelo Grêmio, sem nenhuma multa ou de termos que seguir com os pagamentos — comentou.

Em dezembro do ano passado, o Grêmio se despediu de Jean Pyerre em um post nas redes sociais. Mas o clube não oficializou o documento da rescisão do jogador na época. Agora, com a possibilidade de Jean seguir em atividade, a direção gremista quer colocar uma cláusula no acordo para ser ressarcida em caso de acerto com outro clube.

O prazo vínculo também é outra questão a ser resolvida. Antes do empréstimo ao Giresunspor, da Turquia, Jean acertou a renovação até dezembro de 2024. O Grêmio não oficializou o documento na CBF, que em seu sistema ainda aponta vínculo entre clube e jogador apenas até o final deste ano.