Mundial de clubes 2025: A tão esperada estreia do Super Mundial de Clubes da FIFA está programada para o ano de 2025, com a participação de 32 equipes, todas competindo nos Estados Unidos. As vagas para este prestigiado torneio estão gradativamente sendo preenchidas. Neste sábado, ficaremos sabendo qual equipe da América do Sul se juntará ao Palmeiras e Flamengo como representantes do continente.
Dado que há um total de seis vagas alocadas para a América do Sul, resta o preenchimento de mais três lugares. A forma de seleção dessas vagas será determinada da seguinte maneira: o campeão da Libertadores de 2024 garantirá um lugar, enquanto os outros dois clubes serão selecionados com base em um ranking a ser estabelecido pela Conmebol, levando em consideração exclusivamente os resultados alcançados entre 2021 e 2024.
No entanto, é importante notar que há um limite estrito de apenas dois clubes por país no Mundial. A única exceção a essa regra ocorre se três ou mais clubes do mesmo país conquistarem a competição continental. Considerando que o Palmeiras (vencedor da Libertadores em 2021) e o Flamengo (vencedor da Libertadores em 2022) já estão assegurados, o Brasil somente poderá garantir mais representantes se seus clubes conquistarem futuras edições da Libertadores, uma oportunidade que o Fluminense atualmente possui.
A dupla Gre-Nal, composta por Internacional e Grêmio, só tem uma oportunidade de participar do torneio: vencer a Libertadores de 2024. O Internacional teve uma grande chance de se classificar na edição de 2023, mas sua eliminação pelo Fluminense parece colocá-lo fora da disputa pelo Mundial.
O Grêmio, por sua vez, primeiro precisa garantir uma vaga na Libertadores de 2024 e, em seguida, conquistar o título na próxima temporada, já que, com base no ranking estabelecido, as duas vagas disponíveis serão destinadas a clubes de outros países, de acordo com o limite de duas equipes por país.
Portanto, somente se algum clube brasileiro conquistar o título da Libertadores, mais de dois clubes do país poderão participar do Super Mundial de 2025. Dessa forma, as vagas pelo ranking serão destinadas a clubes de países como Argentina (caso não haja clubes campeões da Libertadores em 2023 e 2024), Uruguai, Colômbia ou Equador. É importante observar que o ranking a ser utilizado levará em consideração resultados obtidos no período de 2021 a 2024.
Até o momento, os seguintes clubes já estão confirmados para o Mundial de 2025 nos Estados Unidos:
- Chelsea: Campeão da Liga dos Campeões 2020-2021;
- Real Madrid: Campeão da Liga dos Campeões 2021-2022;
- Manchester City: Campeão da Liga dos Campeões 2022-2023;
- Palmeiras: Campeão da Libertadores 2021;
- Flamengo: Campeão da Libertadores 2022;
- Al Hilal (Arábia Saudita): Campeão da Liga dos Campeões da Ásia 2021;
- Urawa Red Diamonds (Japão): Campeão da Liga dos Campeões da Ásia 2022;
- Al Ahly (Egito): Campeão da Liga dos Campeões da África 2020-2021;
- Wydad Casablanca (Marrocos): Campeão da Liga dos Campeões da África 2021-2022;
- Monterrey (México): Campeão da Concachampions 2021;
- Seattle Souders (EUA): Campeão da Concachampions 2022.
O Super Mundial de 2025 seguirá um formato com oito grupos, cada um composto por quatro equipes. Os dois melhores times de cada grupo avançarão para as oitavas de final, seguindo o formato tradicional de Copas do Mundo.
Por outro lado, o Mundial de 2023 continuará no modelo utilizado nos últimos anos, com a competição ocorrendo na Arábia Saudita. Até o momento, estão confirmadas as presenças de Manchester City, Léon, Al Ahly, Auckland, Al Ittihad e Urawa Reds. A última vaga a ser preenchida é a representante da América do Sul.
Mundial de clubes 2025 Mundial de clubes 2025
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.