Grêmio sente saudades de seu ponteira.
Neste último sábado (11), o Porto foi a Lisboa visitar o Sporting, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Português. O duelo acabou com vitória dos visitantes por 2 a 1, com gols de Uribe e Pepê, ex-Grêmio. Apesar do duelo acirrado, o fato que mais chamou atenção foi acerca do belo tento anotado pelo brasileiro.
Em um confronto disputado entre dois gigantes do futebol português, o ex-gremista Pepê garantiu a vitória para o Porto após marcar um golaço. O jogador tem sido uma das peças mais importante no elenco comandado pelo técnico Sérgio Conceição, e deve seguir crescendo no Velho Continente.
O atacante brasileiro não desperdiçou a oportunidade de brilhar na partida. Após receber um bom passe na frente da área, o atleta driblou a zaga adversária e tocou de cavadinha por cima do goleiro rival.
O jogador teve o privilégio de comentar sobre o embate disputado contra o Sporting, e deixou claro qual o objetivo da equipe no restante da temporada no Portugal.
Pepê é um dos diversos jogadores brasileiros que atua no futebol português após se destacar no Brasil. Com muita qualidade no drible e com uma velocidade incrível, o atleta tem sido aproveitado de forma constante e tem se firmado na equipe.
Recentemente, o atleta chegou a ser alvo de alguns clubes ingleses, mas até então as tratativas não saíram do âmbito dos rumores e das conversas iniciais.
Tricampeão gaúcho pelo Tricolor, o atacante tem sido destaque do Porto, de Portugal, e está em alta no mercado
Isso porque, nesta quarta (7), o jornal britânico The Sun publicou uma reportagem reafirmando o interesse do Arsenal na contratação de Pepê, ex-Grêmio, mas agora, o Chelsea também aparece como interessado no negócio. O ponta, que também pode jogar como ala, tem sido um dos destaques do Porto na temporada e, por conta disso, os portugueses prometem fazer jogo duro para liberar o jogador de 25 anos, estipulando o valor de €65 milhões para vender o atleta.
Na cotação atual, a quantia equivale a R$356 milhões, o que atraiu a atenção do Tricolor no mercado. Isso porque o Grêmio tem duas formas distintas para lucrar com uma eventual negociação de Pepê no Velho Continente. Segundo o GZH, o Imortal garantiu o “plusvalia” ao vender o atacante para o Porto, mantendo 12,5% de uma futura transferência. Além disso, por ser o clube formador do atleta, soma-se mais 2% do mecanismo de solidariedade da Fifa.
Passou a ter mais chances nesse ano, sendo um dos jogadores que mais atuaram pela equipe no ano. No dia 2 de outubro, contra o Flamengo, pela semifinal da Copa Libertadores, marcou seu primeiro gol na competição. A partida realizada na Arena do Grêmio terminou empatada por um a um.
Mesmo na reserva, encerrou a temporada como o vice-artilheiro gremista no ano, tendo marcado treze gols, apenas atrás de Everton Cebolinha.
No dia 23 de setembro, Pepê marcou o primeiro gol em Gre-Nal na história da Libertadores, garantindo a vitória do Grêmio.
Em fevereiro de 2021, o Grêmio e o Porto anunciaram a transferência de Pepê para o clube português. Pepê, entretanto, ficará no clube gremista até julho de 2021, quando abre a janela de transferências internacionais
O Sporting recebeu o FC Porto pela 20ª rodada do Campeonato Português 2022/23 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em um dos maiores clássicos do futebol português. Mas os donos da casa não tiveram sorte.
O duelo começou bastante equilibrado e com chances para os dois lados. Cada um dos time teve, ao menos, cinco chances interessantes na etapa inicial. O astro do jogo, Pepê, cria do Grêmio, arriscou de fora da área obrigando o goleiro do Leão a fazer uma ótima defesa.
E do outro lado o goleiro dos Dragões não teve vida fácil também. Inclusive, foi buscar uma cobrança de falta no ângulo que tinha endereço certo. Apesar das inúmeras chances, o 1º tempo terminou sem gols.
O Porto atacou quase sempre pela esquerda porque era lá que estava Galeno. O brasileiro esteve sempre disponível, sempre bem colocado, entre Edwards e Bellerín, para fazer estragos nas transições rápidas do time.
Mas quem abriu o placar foi o colombiano Uribe. Em jogada individual, tentou o drible e a bola bateu na perna do defensor e sobrou para ele, que abriu o placar aos 60 minutos. O jogo ficou sem grandes chances até os 87′, quando o Sporting ofereceu perigo, mas o goleiro portista fechou a porta.
Aos 90′, Diogo Costa fez ótima defesa em chute de fora da área, mas deu rebote em que o Porto sofreu o gol com Youssef Chermiti, anulado por impedimento. Então, aos 94′, o espanhol Toni Martínez tocou para Pepê.
O camisa 11 brasileiro entrou na área e, cara a cara com o goleiro, tocou por cobertura, com muita classe, definindo o placar. Coube a Youssef Chermiti descontar para o Sporting aos 97′, mas já era tarde para um empate.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.