Grêmio: Meia-atacante disputou seis jogos o estadual em 2014 pelo Esportivo, de Bento Gonçalves, e fará estreia neste sábado, contra o São Luiz
Apesar do mistério da comissão técnica, o Grêmio irá com time reserva para o duelo com o São Luiz, em Ijuí, na tarde deste sábado. Uma das principais atrações será o recém-contratado Vina, que voltará a disputar uma partida do Gauchão depois de nove anos. Em 2014, defendeu o Esportivo em um início de carreira. Retorna ao Tricolor em outro momento da vida.
Em Porto Alegre há pouco mais de uma semana, o novo camisa 11 gremista já pode defender o clube em campo. Aos 31 anos, o jogador chega mais maduro e preparado para brigar por espaço no time titular, até porque o Gauchão não é novidade.
Em 2014, quando tinha apenas 22 anos, Vina teve uma rápida passagem pelo Esportivo, emprestado pelo Coritiba. Naquele ano, disputou seis jogos do estadual e balançou a rede uma vez.
Com o Alviazul, jogou contra Pelotas, Passo Fundo, São Paulo-RS, Caxias, Cruzeiro-RS e Novo Hamburgo, contra quem marcou o seu gol. Neste sábado, retorna ao Gauchão podendo estrear pelo Grêmio contra o São Luiz, de Ijuí.
Depois dos seis jogos no futebol gaúcho, o jogador foi para o Anápolis, de Goiás, e também depois de seis partidas se transferiu para o Náutico. Ganhou destaque no Timbu e, no final daquele ano, assinou com o Fluminense.
Mesmo com a breve passagem pelo clube de Bento Gonçalves, Vina afirma que conseguiu entender bem o que é a competição. Nove anos depois, após rodar por clubes de expressão no futebol brasileiro, se vê mais maduro e pronto para vestir a camisa tricolor.
– É um amadurecimento por tudo que vivi na carreira. Esse ano de 2014, comecei aqui no Esportivo. Joguei seis jogos do Gauchão se eu não me engano. Pude entender como é o Gauchão. Neste ano saí daqui e acabei o ano assinando com o Fluminense. Hoje me sinto muito mais preparado, mais experiente. Isso tudo ajudou para eu estar vivendo esse momento aqui – disse o meia em sua apresentação.
A pedido do Renato, Vina foi contratado por empréstimo até o final do ano. A princípio, o jogador irá brigar com Cristaldo por um lugar no time titular. Atuou nas últimas três temporadas no Ceará. Pelo Vozão, viveu momentos de altos e baixos, mas se tornou ídolo antes de sair.
Além dos citados, o jogador carrega em seu currículo clubes como Athletico-PR, Bahia e Atlético-MG. O Grêmio já o teve como alvo no mercado em outros momentos, mas só agora conseguiu concretizar o negócio.
Para Vina, é o momento certo de vir para o Tricolor. Em sua apresentação, estava acompanhado do pai, seu Barbosa, de 68 anos, que acompanha a carreira do filho de perto. O jogador contou também que a sua esposa está grávida e virá para Porto Alegre, com a próxima filha do casal como gaúcha.
A sua carreira no futebol brasileiro e o amadurecimento também na vida pessoal fez o atleta escolher o Grêmio. O camisa 11 vem seguro e confiante de que tem capacidade de ser importante para o Tricolor em 2023.
Chego aqui com vontade de fazer uma grande história. Isso que vou fazer toda vez que entrar em campo representando essa camisa.”
— Vina, jogador do Grêmio
O Tricolor entra em campo na tarde deste sábado para encarar o São Luiz. A bola rola a partir das 16h30, no está 19 Outubro, pela oitava rodada do Gauchão. O Grêmio é líder isolado e venceu todos jogos no campeonato até o momento.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.