Grêmio e demais clubes afiliados à Liga do Futebol Brasileiro (Libra) celebraram um contrato sem precedentes com a Globo, estabelecendo a exclusividade nacional de transmissão do Campeonato Brasileiro. O acordo, que vigorará de 2025 a 2029, representa uma transação bilionária, totalizando mais de R$ 6 bilhões destinados aos clubes participantes.
Inédito contrato coletivo com a Globo
Pela primeira vez, um bloco de clubes uniu forças para negociar coletivamente os direitos de transmissão de todos os seus jogos como mandantes na Série A. O contrato de cinco anos inclui a exclusividade nas transmissões em TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view.
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, expressou sua satisfação com o feito da Globo:
“Este é um momento de celebração para a Libra, mas não vamos parar por aqui. Temos nos dedicado incansavelmente para criar um movimento novo, de evolução e crescimento sustentável para o nosso campeonato. Chegamos a um acordo que representa a grandiosidade do bloco. Teremos ao nosso lado uma parceira histórica e reconhecida do futebol brasileiro.”

Detalhes do acordo com a Globo
O valor anual acordado entre as partes atinge cerca de R$ 1,3 bilhão para os direitos de TV aberta e fechada. Adicionalmente, uma participação direta dos clubes no resultado das receitas do pay-per-view será aplicada. Os valores estão sujeitos a ajustes com base na adesão dos clubes e no número de integrantes da Libra participando na temporada da Série A.
A distribuição do montante arrecadado seguirá uma regra estabelecida em assembleia geral da entidade, sendo 40% igualitário, 30% baseado no desempenho e 30% relacionado à audiência. Além disso, está previsto um repasse de 3% do valor total para os clubes da Libra na Série B, incentivando a competitividade.
Silvio Matos, CEO da Libra, destacou a importância do alinhamento comercial e estratégico:
“Entendemos que o modelo de distribuição de conteúdo do Campeonato Brasileiro vai evoluir, e teremos novas plataformas participando, mas para isso fazer sentido estratégico e gerar mais valor financeiro, precisamos de passos anteriores como o alinhamento dos blocos comerciais, a aproximação para a formação da Liga com todos os clubes, uma visão de produto e o cuidado com inúmeros aspectos que precisam ser discutidos e definidos, como fairplay financeiro, padronização da publicidade, calendário e muitos outros.”

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