Foto: Fernando Alves

Roger Machado ‘dispara’ sobre atitude de racismo em jogo do Inter: “Só um indivíduo negro”

O técnico do Juventude, Roger Machado, ex-jogador e treinador do Grêmio, falou sobre o incidente de racismo ocorrido durante a partida entre Juventude e Internacional, válida pela semifinal do Gauchão 2024. O jogo, que terminou em empate sem gols no Alfredo Jaconi, foi marcado por um gesto racista direcionado a um torcedor do Internacional por parte de um torcedor do Juventude.

Necessidade de apuração e punição de Roger Machado

Roger Machado ressaltou a importância de investigar e punir o acusado, mas destacou que o problema do racismo é coletivo e exige uma resposta de toda a sociedade. O treinador enfatizou que a educação é fundamental para combater esse tipo de comportamento e chamou atenção para o papel dos brancos na discussão sobre o tema, destacando que todos têm responsabilidade em enfrentar o racismo.

Roger
Foto: Fernando Alves

“Primeiro, apurar e punir. Pronto isso, educar. Eu acredito que a educação é a punição. E a gente não pode individualizar. É uma questão coletiva. Nós todos temos responsabilidade. Inclusive, quem fala isso. Não pode ser só um indivíduo negro. Problema de todos. Eu já me manifestei, todo mundo sabe a minha opinião contra isso, e eu combato desde sempre e vou seguir combatendo. Mas é um problema de todos. Quem deve falar, inclusive, é você (apontando ao repórter). São os brancos que estão aqui na sala. Porque só um indivíduo negro falando, por vezes, soa até como mimimi. Então vamos punir e educar. Eu acho que é uma grande responsabilidade de todos nós”, declarou Roger Machado durante entrevista coletiva.

Foto: Divulgação