Grêmio: Ex- jogador do Imortal de 2014 fecha o gol ” temos goleiro”

Grêmio

O ex-jogador do Grêmio, Marcelo Moreno, teve uma experiência inusitada no futebol paraguaio.

O centroavante, que atualmente veste a camisa do Cerro Porteño, precisou se transformar em goleiro durante uma partida válida pela primeira divisão do campeonato paraguaio.

foto: Jornal Diário Gaúcho

Tudo aconteceu após uma lesão do goleiro brasileiro Jean. Como sua equipe já havia realizado as três substituições permitidas, Marcelo Moreno teve que assumir a função de goleiro. O jogo estava em seus minutos finais, então o atacante acabou não tendo muito trabalho no novo posto.

“Foi uma aventura nova para mim. Vejo que esse é o espírito de equipe que nós, atletas, temos sempre de seguir, se doando ao máximo pelos nossos companheiros”, disse o centroavante após o jogo, antes de completar:

“Sempre que precisarem de mim, eu estarei à disposição em qualquer ocasião, mas ainda bem que não chutaram no gol”.

Marcelo Moreno busca afirmação no Paraguai
Após passagens sem sucesso pelo futebol brasileiro nas últimas temporadas, Marcelo Moreno espera se firmar no Paraguai.

O centroavante está no Cerro Porteño desde o ano passado e já disputou três jogos pela equipe nesta temporada, mas ainda não conseguiu balançar as redes adversárias. Em 2022, foram 38 partidas e apenas sete gols anotados.

Já sua passagem pelo Grêmio, entre 2012 e 2014, foi marcada por 64 partidas disputadas e 25 gols marcados.

A trajetória de Marcelo Moreno no Grêmio:



Foto: Lucas Uebel



Marcelo Martins Moreno

É filho do ex-jogador brasileiro Mauro Martins e da boliviana Ruth Moreno.

É o quarto de sete irmãos.
Na terra natal, é mais conhecido pelo sobrenome Martins, herdado de seu pai, um brasileiro radicado na Bolívia. Por ter nascido e sido registrado lá, o sobrenome paterno foi colocado antes do materno, como comum em países de cultura hispânica (por isso, seu sobrenome completo é Martins Moreno e não Moreno Martins, que já seria a ordem comum em países de cultura lusitana).
No Brasil, prevaleceu seu prenome e o sobrenome de sua mãe boliviana, ficando conhecido como Marcelo Moreno.
Começou no futebol na Academia Tahuichi Aguilera, mas não teve muita sorte e foi para as categorias de base do Oriente Petrolero.

Para auxiliar a família financeiramente e pagar as passagens de ônibus para treinar no Oriente Petrolero, teve que vender salgados, como hambúrguer, empada e refrigerante.

Grêmio
2012
Em 14 de dezembro de 2011, junto de seu empresário e dirigentes do Grêmio, Marcelo Moreno assinou um pré-contrato com o clube. Os valores estipulados estão na casa dos seis milhões de euros e um contrato de quatro anos com o jogador. Além disso, Douglas Costa, meia revelado pelo clube gaúcho, foi envolvido na negociação, sendo liberado para os ucranianos 15% dos direitos federativos. Restou ao Grêmio apenas 5%.
No Campeonato Brasileiro, foi o principal artilheiro durante a campanha gremista.
Porém, no dia 17 de outubro protagonizou uma cena que ofuscou seu bom desempenho. Numa partida contra o Fluminense, então líder do campeonato e que disputava o título com o Grêmio, Moreno foi expulso após apenas 43 segundos em campo, por uma cotovelada em Rafael Sóbis.

Foto: Zh


Em entrevista a beira do campo e revoltado com a expulsão, insinuou que havia um complô a favor do time carioca:

“ Assim fica fácil. O Fluminense vai ser campeão fácil assim. ”
Em 8 de dezembro de 2012, no dia em que o clube inaugurou a Arena do Grêmio, marcou o gol que definiu a primeira vitória do Grêmio no novo estádio. O jogo foi um amistoso contra o Hamburgo, time que o Grêmio derrotou em 1983 quando foi campeão mundial.

2013
Apesar do bom desempenho com a camisa gremista em 2012, Moreno teve um início de 2013 conturbado no clube. Em fevereiro, chegou a ser incluído como parte de pagamento da negociação que levaria o argentino Barcos ao clube porto-alegrense. Contudo, em parte pelas ofensas de seu pai, Mauro Martins, ao Palmeiras, chamando o clube de “fracassado”,o boliviano acabou permanecendo no Rio Grande do Sul, como reserva do próprio recém-contratado.

Em abril, fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo para a disputa da segunda fase da Copa Libertadores, Moreno acabou oficialmente afastado do Grêmio. Por ser um atleta caro, os gaúchos passaram a vê-lo como uma boa opção de empréstimo para o Campeonato Brasileiro.

YouTube video