Adversário do Grêmio na primeira fase da Copa do Brasil, o Campinense-PB terá uma agenda complicada antes de viajar até Brasília para enfrentar o Tricolor na quarta-feira da semana que vem (1º de março), no Estádio Mané Garrincha. A equipe paraibana jogará pela Copa do Nordeste nesta quinta-feira (23), contra o Atlético-BA, em Alagoinhas, e no domingo (26), terá o clássico de Campina Grande contra o Treze, pela oitava rodada do Campeonato da Paraíba.
A equipe comandada por Leston Júnior não vive bom momento na temporada. Em 11 partidas disputadas, o Campinense tem apenas três vitórias. Os paraibanos ainda acumulam cinco empates e três derrotas no ano, com um aproveitamento de 44,4%. Além disso, estão na lanterna do Grupo B na Copa do Nordeste e fora da zona de classificação para a segunda fase do campeonato estadual, competição em que o Campinense é o atual bicampeão.
Aliás, de acordo com o jornalista Afonso Carlos, setorista do Campinense pela Rádio CBN, o Estadual é a prioridade total da equipe neste início de temporada.
— O foco do Campinense é o Campeonato Paraibano. A partida contra o Grêmio é um bônus, tanto que a equipe vendeu o mando de campo da partida e lucrou R$ 275 mil. A equipe precisa pelo menos ser vice-campeão estadual nesta temporada para garantir presença na Série D do Brasileirão de 2024, senão, irá operar somente no Estadual na próxima temporada — comentou.
Na quinta colocação na tabela de classificação, o Campinense tem um confronto direto diante do Treze para voltar ao grupo de quatro classificados. Por isso, a força máxima da equipe de Leston Júnior estará em campo no Estádio Amigão, no domingo (26), para a disputa do Clássico dos Maiorais.
Ainda segundo o jornalista Afonso Carlos, o elenco do Campinense é muito enxuto, portanto não há como preservar muitos atletas. Desde que assumiu a equipe, há pouco mais de uma mês, Leston Júnior tem tentado remontar o time que não soube aproveitar a pré-temporada e perdeu tempo no início de 2023.
Além das partidas decisivas pela Copa do Nordeste e do Campeonato Paraibano, o Campinense também enfrentará a dificuldade da agenda repleta de viagens até o confronto diante do Grêmio. No último sábado (18), a equipe jogou contra o Fluminense-PI, no Piauí (vitória por 2 a 1), pela Copa do Nordeste. Pela mesma competição, terá nesta quinta-feira a partida diante do Atlético-BA, no Estádio Carneirão, em Alagoinhas, na Bahia. A equipe chegará em Campina Grande na sexta-feira (24) à tarde para iniciar a preparação para o clássico. Após o jogo contra o Treze, já iniciará também a preparação para a viagem e jogo contra o Grêmio, em Brasília, dia 1º.
Campinense na temporada
- 11 jogos
- 3 vitórias
- 5 empates
- 3 derrotas
- 9 gols marcados
- 11 gols sofridos
Situação nas competições:
- Lanterna do Grupo B na Copa do Nordeste (4 jogos – 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas)
- Quinto colocado no Campeonato Paraibano (7 jogos – 2 vitórias, 4 empates e 1 derrota)
Grêmio
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.