Grêmio da adeus a uma de suas estrelas.
A atacante Luany anunciou, oficialmente, sua despedida das Gurias Gremistas.
Pelas redes sociais, ela publicou um vídeo, nesta terça-feira (21), em agradecimento ao tempo que esteve no clube.
A atleta, que já estava fora dos trabalhos de pré-temporada, está sendo negociada com o futebol do Exterior.
“Sou muito feliz por ter feito parte da história desse clube gigante e de ter vivido momentos tão especiais que sempre levarei comigo.
Momento em que faz um Golaço no GRE-nal na final do gaúchão!
Obrigada a todos os torcedores que sempre me acolheram com muito carinho, a todas as meninas desse time incrível, e a cada funcionário e comissão que sempre deram tudo por nós e me fizeram sentir em casa.
Obrigada, Grêmio”, escreveu Luany.
Um dos destaques da última temporada do Grêmio, a jovem também foi peça fundamental na campanha do título gaúcho. Com a camisa tricolor, foram 19 jogos, nove gols, quatro assistências e a taça estadual.
Além disso, foi constante nas convocações da Seleção Brasileira sub-20.
O novo destino de Luany ainda não foi revelado. Durante as negociações, houve resguardo da diretoria do clube. Em contrapartida, uma reposição para a saída da atacante já foi anunciada:
Raquel Fernandes, de 31 anos, contratada junto ao FC Famalicão, de Portugal.
A melhor pela Fifa:
A Seleção Brasileira estreou com um empate sem gols diante da Espanha na Copa do Mundo sub-20.
A partida, realizada na quarta-feira 10/08/2022, no Estádio Nacional, em San José, na Costa Rica, teve destaque para uma guria que atua no futebol gaúcho: a atacante Luany, do Grêmio.
Após a partida, a jogadora foi eleita pela Fifa como a melhor em campo no duelo.
— Foi a minha primeira Copa do Mundo e estou muito satisfeita com o meu desempenho no jogo e nos treinos. Faço tudo que o professor Jonas (Urias, técnico) e as minhas companheiras pedem. Estou feliz com a minha estreia, sei que não consegui fazer o gol, mas vou trabalhar para que na próxima partida eu saia com um gol — disse a jogadora, em entrevista divulgada pela CBF.
Vítima de racismo, Luany fala sobre conquista de título com o Grêmio: “Busquei não me abalar”
Atacante marcou um dos gols na vitória por 4 a 1 na Arena e exaltou a importância da conquista do Gauchão na sua carreira
O Grêmio quebrou a hegemonia em clássicos Gre-Nais e voltou a ser campeão do Gauchão Feminino depois de três anos. Uma das protagonistas das finais foi Luany. A atacante foi uma das vítimas do episódio de racismo no jogo de ida da final, mas deu a volta por cima com gol e título.
Sem vencer o Inter desde dezembro de 2017, as tricolores aplicaram uma goleada por 4 a 1 em cima das coloradas no jogo da volta, na Arena, e se sagraram campeãs gaúchas. O segundo gol foi marcado por Luany e teve um gostinho especial para a jogadora.
No primeiro jogo, no Beira-Rio, a atacante e mais duas companheiras, Brito e Paixão, relataram que foram alvos de ofensas racistas no intervalo da partida. Elas registraram boletim de ocorrência após o jogo, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Após o episódio, Luany conta que fez de tudo para manter o foco na partida e não deixar o ocorrido tirar sua atenção.
Deu certo, já que foi coroada com a bola na rede.
– Eu me esforcei muito o ano inteiro para chegar neste dia, então busquei não me abalar, segui minha concentração e não deixar escapar. Sabíamos da força do nosso grupo, de todo o esforço que fizemos e eu tive fé em Deus que o melhor estava preparado para mim e para nós na Arena, com a nossa torcida – relatou.
Segundo a delegada Ana Caruso, da 2ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre, em depoimento, o homem identificado como autor das agressões admitiu ter feito um comentário comparando o cabelo de Luany a um espanador, mas que não percebeu o teor da provocação.
A ideia do homem é conversar com a jogadora e pedir desculpas. Caso sejam aceitas, a representação contra ele poderá ser retirada, e o caso arquivado. A delegada disse que vai aguardar os próximos dias para dar continuidade ou não ao inquérito.
A jogadora de 19 anos chegou no Grêmio nesta temporada e assinou um contrato de dois anos com o clube gaúcho. Na campanha do Gauchão, foi titular em sete jogos e marcou seis gols.
Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Luany chegou a Porto Alegre após uma passagem de três anos pelo Fluminense, de 2019 a 2021. No clube carioca fez 64 partidas e marcou 13 gols. Mas é no Grêmio que vive um dos momentos mais marcantes na carreira.
– Vencer este primeiro título com o Grêmio no meu primeiro ano aqui, agora que caiu a ficha. Foi um dos momentos mais especiais da minha carreira até agora, além é claro da honra de entrar pra história do clube – contou.
Mesmo com a pouca idade, Luany virou uma das jogadoras de confiança da treinadora Patrícia Gusmão. Não à toa foi titular nas duas partidas da final do Gauchão. Aliás, a confiança do elenco foi determinante para o Grêmio voltar ao caminho dos títulos.
– Eu gosto de jogos assim, especiais. E também todo o trabalho que fizemos foi muito sério, então cada uma confiou demais na outra e no trabalho da professora Pati e nós sentíamos que este ano era a nossa vez – completou a atacante.
Agora, Luany curte férias e aguarda a reapresentação para em 2023 buscar títulos maiores. No início desta temporada a equipe chegou na final da Supercopa e perdeu para o Corinthians no último minuto.
Já no Brasileirão, a expectativa é ir além das quartas de final.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.