Revelado pelo Grêmio em 2023, Cuiabano foi recentemente vendido ao Botafogo por 1,45 milhões de euros (cerca de 8,46 milhões de reais na cotação atual). O jogador está se destacando no clube carioca, levando muitos a considerar que o Tricolor fez um péssimo negócio. O comentarista Alexandre Praetzel, do BandSports, o apontou como o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro.

– O Grêmio não renovou com o Cuiabano, vendeu e hoje, talvez, sem exageros, ele seja o melhor lateral-esquerdo da Série A pelo que vem jogando. O Grêmio entregou esse jogador de graça, vendeu por uma merreca. Ah, ia vencer o contrato… Não renovaram com o menino? Ah, mas estava sem cabeça, se machucava muito… Sempre tem uma série de argumentos… Não é o Renato [Gaúcho] que recupera jogador? Por que não recuperou o Cuiabano? – afirmou Praetzel.
Comentarista compara Cuiabano com outros laterais
Alexandre Praetzel também comparou com outros laterais do Campeonato Brasileiro, reforçando a qualidade do jogador.

– Wellington (São Paulo) está jogando mais que o Cuiabano? Piquerez (Palmeiras) está jogando mais? Caiu bastante. Marcelo (Fluminense) não está jogando bem… Ayrton Lucas está machucado, o Flamengo está improvisando na lateral-esquerda. Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino) é meio ciclotímico, é por ciclos – completou.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.