Grêmio: Mais um “não” para Ferreira que perde espaço o camisa 10 vê a chance de Zinho.

Grêmio
Foto: Lucas Uebel

O sonho do Grêmio é poder contar com Michael. Ele é uma indicação expressa de Renato Portaluppi, que trabalhou com o atacante no Flamengo. Inclusive, o treinador gremista é responsável pela recuperação do futebol do atacante no time carioca. Seria um baita acréscimo. Mas é uma contratação muito cara para a atual realidade financeira do clube.

Foto: Coluna FLa

O Al-Hilal da Arábia Saudita quer 8 milhões de euros, um valor extremamente alto. Por isso, como Renato conta apenas com Ferreira no elenco, é preciso encontrar alternativas caseiras. Há muita expectativa com Zinho, que entrou alguns minutos contra o São Luiz.

O atacante foi destaque gremista na Copa São Paulo no início do ano. Pena que o guri não está entre os relacionados para a partida desta sexta-feira à noite na Arena. Poderia ganhar mais alguns minutos. No duelo contra o Novo Hamburgo, depois da parada, Ferreira pode voltar. Também é uma boa notícia.

O Grêmio segue ativo nos bastidores do mercado da bola, em busca de reforços para qualificar seu elenco para a sequência da temporada de 2023. Após a diretoria contratar 11 reforços, o técnico Renato Portaluppi segue insistindo pela chegada de um jogador em específico: o atacante Michael, ex-Flamengo.

Apesar do grande desejo do comandante, a situação não é nada fácil para o Tricolor. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, dono dos direitos econômicos do jogador, pede a quantia de 8 milhões de euros (cerca de R$ 43,62 milhões, na conversão atual) para negociar em definitivo o atacante, que atualmente está com 26 anos.

ZInho foto: Rodrigo Faturi

Na avaliação de Renato, o jogador mudaria a equipe de nível para o restante do ano. “Todo dia cobro do presidente. O nome é o Michael, sim. É um jogador que vai acrescentar muito na nossa equipe. Jogador que quebra as linhas e o time do Grêmio iria pra outro patamar”, afirmou o comandante, em recente entrevista.

Diante das dificuldades de avançar por Michael, o Tricolor tem uma “carta na manga”, conforme o jornalista Luciano Périco, do Grupo RBS. Nesta sexta-feira (24), em publicação no site GaúchaZH, o comentarista afirmou que o jovem Zinho, revelação das categorias de base, está muito bem cotado no Clube.

“Por isso, como Renato conta apenas com Ferreira no elenco, é preciso encontrar alternativas caseiras. Há muita expectativa com Zinho, que entrou alguns minutos contra o São Luiz. O atacante foi destaque gremista na Copa São Paulo no início do ano”, escreveu Lucianinho. O jovem, de 19 anos, é um das grandes apostas do Grêmio para o futuro.

Foto: Lucas Uebel

SEM MICHAEL, GRÊMIO TERÁ A VOLTA DE FERREIRA
A boa notícia é que o Grêmio terá a volta de Ferreira, de fora dos últimos jogos por desgaste muscular. Renato já confirmou que o atacante estará à disposição já para quarta-feira, 20h, em Brasília, contra o Campinense, pela Copa do Brasil.

A dúvida está no meio e ataque. Com Ferreira disponível após quatro jogos fora, Renato pode reeditar o esquema 4-2-3-1, com o extrema aberto pelo esquerdo, Bitello pela direita e Cristaldo no meio. Outra possibilidade seria repetir a formação que goleou o Noia, com Vina mantido entre os 11.

O provável Grêmio para a estreia na Copa do Brasil tem Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Carballo, Bitello, Cristaldo e Ferreira (Vina); Suárez.

Desde aquele jogo, o Grêmio encarou o Juventude, Avenida e São Luiz. Venceu os dois primeiros e empatou o último. Para a vaga do camisa 10, Renato escolheu Gabriel Silva. Apesar do treinador ter boa avaliação do jovem, são características diferentes de Ferreira.

Contra o Aimoré, o ponta chegou fazer o um gol, mas estava em posição irregular e o lance foi invalidado. Aos 25 minutos deixou o gramado já com desconforto muscular.

A opção por preservá-lo foi do técnico. Ferreira jogou seis jogos seguidos até esta pausa. E teve um 2022 sem sequência por conta dos problemas físicos. Acabou ficando um tempo fora para não correr risco de lesão – ele treinou no período. Renato explicou isso após a vitória no Avenida.

Ele está tendo esse desgaste físico. Se fosse uma decisão, ele jogaria. Preservamos para ele não ter um problema mais sério e de repente ficar mais um tempo parado. Jogo em casa, difícil, mas não era decisivo. Os jogos mais importantes vão chegar e é importante ele estar 100% – afirmou.

A função de Ferreira é carente no elenco. O departamento de futebol busca reforços para a posição.

O principal alvo é Michael. O ex-Flamengo é o sonho de Renato e o clube procura investidor para conseguir bancar a pedida do Al-Hilal, de cerca de 8 milhões de euros (R$ 43 milhões).