Grêmio foi o clube de Marcelinho em 2001
Ex-Campinense e Grêmio, Marcelinho Paraíba avalia duelo na Copa do Brasil: “50% para cada”
Ex-meia iniciou a carreira no Rubro-Negro paraibano e fez sucesso no Tricolor gaúcho. Equipes se enfrentarão nesta quarta-feira, pela primeira fase da competição nacional
Campinense e Grêmio ficarão frente a frente nesta quarta-feira, às 20h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela primeira fase da Copa do Brasil de 2023. Para muitos, a classificação do Tricolor gaúcho é tida praticamente como certa. Entretanto, na opinião de Marcelinho Paraíba, ex-jogador que teve boas passagens por ambos os clubes, o embate ainda não está decidido e cada uma das equipes tem 50% de chance de avançar. Mas ele alerta que, para os paraibanos saírem da capital nacional com a classificação na bagagem, é importante se destacar na garra e no preparo físico.
O pontapé inicial na gloriosa e longeva carreira futebolística de Marcelinho Paraíba foi justamente no Campinense. De 1991 a 1993, o meia jogou 16 vezes pela Raposa e balançou as redes três vezes.
Pouco mais de uma década depois, após ter ficado apenas um ano no Olympique de Marseille, o ex-meia — que atua como técnico há dois anos — desembarcou em terras gaúchas para defender o Tricolor. Por lá, fez uma de suas melhores passagens por clubes, tendo marcado 23 gols em 49 partidas. As atuações o renderam o apelido de “Marcelinho Paraúcho”. Durante sua passagem no Imortal, o paraibano foi campeão e artilheiro do estadual e conquistou também a Copa do Brasil de 2001. Depois do destaque no Rio Grande do Sul, o meia foi negociado com o Hertha Berlin, da Alemanha, onde se tornou ídolo.
Na opinião do agora treinador, o embate entre paraibanos e gaúchos não será fácil para nenhuma das duas equipes. No entanto, ele acredita que dois fatores podem ser determinantes para definir o resultado da partida: vontade e desempenho físico.
É um jogo muito difícil e complicado. Hoje nós sabemos que o futebol está bastante nivelado, em todos os países. A parte física influencia bastante. Sabemos também a qualidade técnica de cada equipe. Conjunto, entrosamento e maneira de jogo… Quando está encaixado, faz diferença”.
— Marcelinho Paraíba.
Marcelinho Paraíba não se esquiva e entende que o Grêmio do técnico Renato Gaúcho tem mais time e é melhor entrosado. De acordo com ele, as contratações do Tricolor gaúcho foram certeiras, principalmente a do uruguaio Luisito Suárez. Para o ex-jogador, a tarefa não será fácil para o Campinense, mas ele acredita que o clube paraibano tem 50% de chance.
O Grêmio vem bem, evoluindo. O Grêmio vem com contratações boas, especialmente com Suárez, que dispensa comentários: goleador nato, com uma qualidade incrível de finalização. Vai ser difícil para o Campinense”.
— Marcelinho Paraíba.
Estudando e se preparando para a próxima oportunidade como treinador, Marcelinho concluiu dizendo que a chance de o Campinense supreender e eliminar o Grêmio é se dedicando na marcação. Ele entende que, se o time paraibano conseguir abrir o placar e manter a disposição e a garra dentro de campo, tem boas chances.
A Raposa tem 50% de chance de vencer o jogo. Isso igualando na vontade. Mas o Grêmio é superior tecnicamente. O Campinense precisa igualar ou ser melhor na marcação. Se sair na frente, com vontade e disposição, pode ser que vença o jogo”.
— Marcelinho Paraíba
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.