Grêmio: Renato diz ” vamos confiar no Thiago Santos” camisa 5 ganha Moral com o chefe

Grêmio

Renato Portaluppi fala sobre a retomada do Grêmio: “Futebol bonito? Não importa”
Em entrevista à Rádio Gaúcha, treinador também pediu um voto de confiança a Thiago Santos

Renato Portaluppi tem muito a dizer. Mas o técnico do Grêmio prefere que os seus resultados sirvam como resposta aos críticos. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, Renato rebateu às cobranças pela folga que recebeu antes do jogo contra o Novo Hamburgo. O técnico também aproveitou a conversa para apresentar um pedido ao torcedor gremista. Renato quer um voto de confiança em relação a Thiago Santos. Apesar das cobranças ao volante na imprensa e entre os torcedores, o técnico afirmou que não irá deixar de lado um dos seus jogadores.

GRÊMIO

Renato também fez algumas projeções sobre o futuro do Grêmio. Na conversa por telefone com a equipe da Gaúcha, o treinador afirmou que não é possível apontar favoritismo para o Brasileirão. Mas a competição é um dos objetivos do Grêmio, e a atual campanha de 95% de aproveitamento do Tricolor no Gauchão é um indício da força da sua equipe. Confira abaixo o que Renato falou na entrevista exclusiva:

Qual a importância do jogo em Erechim, sábado, já que o time já garantiu a primeira posição?
Não irei a Erechim. Preparei hoje (quinta-feira, 9) a equipe que vai enfrentar o Ypiranga. Ficarei com o pessoal que vinha jogando para treinar. Muitos acham que vou ao Rio de Janeiro. Poderia ir, pois domingo é folga, mas não vou ao Rio. Não por estar preocupado com as críticas. Mas por ter decidido ficar. Muita gente fala besteira. Temos observado os garotos. Alguns viajarão a Erechim. Um ou outro vai começar a partida. Os demais podem entrar durante os 90 minutos.

Grêmio
FOTO Lucas Uebel

Quem no futebol brasileiro está jogando mais do que o Grêmio neste momento?
Cada um tem sua opinião. O mais importante é o trabalho que fazemos. Os resultados estão aí. Estamos com quase 95% de aproveitamento, juntamente com o Athletico-PR. Futebol bonito? Não importa.

Passamos por um período difícil. Mudamos, praticamente, mais de 50% do nosso grupo, e montamos a equipe durante o campeonato. Achamos dois esquemas, e tem dado certo. Uma hora nós iremos perder, mas o importante é que trabalhamos para conquistar os resultados e deixar nossos torcedores felizes.

Não vou entrar nesse detalhe de quem é o melhor. Amanhã ou depois vão dizer que o Renato falou que o Grêmio é o melhor futebol do Brasil. O importante é seguirmos trabalhando, independentemente dos outros clubes. Estamos colhendo os resultados do nosso trabalho.

Lucas Leiva realizou uma nova série de exames. Você ainda conta com ele para 2023?
É um caso que estou por dentro, mas vou deixar para a diretoria, o próprio jogador e o departamento médico se manifestarem. Lucas tem o nosso carinho. Quando o resultado for divulgado, poderemos falar mais sobre o assunto.

O torcedor perdeu a paciência com o Thiago Santos. O que pode ser dito para que ele entenda a utilização?
É uma situação delicada. O Thiago é um excelente profissional. Ninguém é perfeito. Mas vocês precisam se colocar no lugar do treinador. Se vocês tiverem 30 pessoas trabalhando, e uma gera insatisfação popular, vocês isolam ou tentam dar força? O Thiago nunca deu problema. Entendo o torcedor, mas ele faz parte do grupo. Não posso pela insatisfação, que eu entendo, dar as costas para ele.

Foto: Lucas Uebel

É que essa situação se repetiu em outros momentos, com Rômulo e André…
Entendo o torcedor, mas a torcida está alegre pelos resultados. Lotam a Arena. O torcedor precisa esquecer um pouco do Thiago, deixar que a gente cuida dele. Não adianta ter essa rixa com um ou outro jogador. O Thiago fez um gol importante da Série B, no empate em 1 a 1 com o Bahia na Arena. Tem vezes que não é o torcedor, mas jornalistas que perseguem o jogador. É uma coisa chata, não gosto disso. Quando precisa criticar faz parte, mas não poderia perseguir. O clube indo mal, perde a imprensa e o torcedor também.

Como encara as críticas por se ausentar em alguns momentos de treinos ou jogos?
Muita gente prefere perseguir a pessoa Renato do que falar do trabalho do Renato. Os números estão aí, não dá para contestar. Procuro sempre estar presente. Tanto que estou sempre duas horas na frente de todos na reapresentação.

Quando me ausento de um dia, liberado pela diretoria, parece que o mundo está de cabeça para baixo. Sou um ser humano, tenho direito a uma folga por semana, e estou aqui nos sábados, domingos e feriados. As pessoas preferem ficar pegando no meu pé do que elogiar o trabalho. Os números estão aí.

GrÊmio
Foto: Lucas Uebel

O título que te falta no Grêmio é o Brasileirão. Tem como colocar o time entre os favoritos?É lógico que quero conquistar o Brasileirão, mas, dentro do possível, precisamos reforçar o nosso grupo. O Brasileirão é um campeonato longo, difícil.

Hoje ninguém pode falar que os poderosos Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG são favoritos. Muitas vezes se pensa que um é o favorito, e se vê que não só quando começa a competição. Qualquer um pode ser o campeão. Alguém pode dizer que um clube não vai ganhar por não ter grupo tão forte? Ninguém pode duvidar do futebol. Por que não podemos ter uma zebra? Quem pode ser o favorito é quem apresentar condições desde a primeira rodada. Um campeonato que tem 38 rodadas fica impossível dizer quem será o favorito