“Capitão do Grêmio em 2023” Kannemann lidera equipe em minutos no ano e deixa lesões para trás

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
“Capitão do Grêmio em 2023” Kannemann lidera equipe em minutos no ano e deixa lesões para trás
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A temporada começou positiva para Kannemann no Grêmio. Após passar os últimos dois anos convivendo com problemas físicos, o zagueiro deixou para trás as lesões e lidera a equipe em minutos em 2023. Além disso, a ausência de Geromel fez o argentino assumir a braçadeira de capitão

Uma das principais lideranças do elenco, Kannemann esteve em campo em 10 dos 12 compromissos da equipe na temporada. Apenas Bitello teve mais aparições, com 11. No entanto, em minutos, o camisa 4 aparece no topo da lista.

Em 2022, o argentino fez somente nove jogos em todo calendário gremista. O 2021 do defensor foi de idas e vindas ao departamento médico. No fim daquele ano, Kannemann passou por cirurgia no quadril e voltou a atuar apenas em maio do ano passado, cerca de cinco meses depois, na Recopa Gaúcha.

É um líder, um jogador que se entrega bastante, torcedor gosta. Eu gosto muito do Kannemann como jogador e como pessoa, é um exemplo aos demais.

— Renato Portaluppi

Após oito jogos na Série B, o argentino terminou a temporada passada em campo e realizou normalmente a pré-temporada. Geromel precisou passar por cirurgia no joelho direito, em janeiro deste ano, após sofrer lesão no menisco. Assim, Bruno Alves se fixou como dupla de zaga.

Os dois jogos em que Kannemann não atuou até o momento foi quando o técnico Renato Portaluppi escalou time misto ou reserva, na vitória sobre o São José e no empate com o São Luiz, ambos fora de casa, pelo Gauchão.

“Capitão do Grêmio em 2023” Kannemann lidera equipe em minutos no ano e deixa lesões para trás
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação

Mais minutos pelo Grêmio em 2023:

  • Kannemann – 872 minutos
  • Luis Suárez – 846 minutos
  • Bitello – 835 minutos
  • Bruno Alves – 810 minutos
  • Pepê – 773 minutos
Crédito: Divulgação / Grêmio

O ano começou tão positivo que Kannemann voltou a balançar as redes. De poucos gols, o zagueiro marcou pela primeira vez desde 2019, na goleada sobre o Novo Hamburgo, por 6 a 1, na Arena.

Prestes a completar sete anos no Grêmio, o argentino soma apenas cinco gols. Mas já são 244 jogos do zagueiro com a camisa tricolor, sendo o segundo estrangeiro com mais partidas pelo clube. Recentemente, ultrapassou Hugo De León, com 242. O líder é Atílio Ancheta, com 428.

– No momento que se tem um estrangeiro que está batendo o recorde de outro, com esse número de partidas, quer dizer que a torcida, diretoria, treinador gostam. É uma satisfação trabalhar com um jogador como esse – exaltou Renato.

No final do ano passado, a renovação do jogador foi assunto. Mesmo com a troca na presidência e departamento de futebol, a permanência do argentino foi uma das prioridades. O capitão aceitou uma redução de aproximadamente 50% do salário-base e renovou o vínculo por mais uma temporada.

Sem Kannemann, que será poupado assim como outros titulares, e o próprio Renato, o Grêmio realiza no sábado o último jogo pela primeira fase do Gauchão. Às 16h30, o Tricolor encara o Ypiranga, no estádio Colosso da Lagoa, com a primeira posição do campeonato já garantida.