Grêmio – Da Mata irá disputar o Sul-Americano com a seleção brasileira, no Equador, a partir do dia 30 de março
As categorias de base do Grêmio vão reforçar a seleção brasileira com dois jogadores na disputa do Sul-Americano sub-17. O zagueiro Da Mata e o volante Camilo se apresentaram nessa quarta-feira. O defensor contou ao ge que, recebeu a notícia da convocação enquanto estava na sala de aula e precisou sair para celebrar por telefone com os pais.
Não é a primeira vez que Camilo e Da Mata defenderão a amarelinha. Ambos contam com histórico de chamados. Recentemente, os dois garotos do Grêmio estiveram em dois amistosos na preparação para o Sul-Americano. No ano passado, o zagueiro foi capitão da Seleção sub-17 no título de um torneio disputado na França.
Apesar da história selecionável, Da Mata mantém sempre a animação com os chamados. Como foi quando recebeu a notícia de que havia sido chamado para defender o Brasil no Sul-Americano dentro da sala de aula.
Cara, estava na aula de história, acredita? Saí da sala e fui correndo ligar para os meus pais e avisar disso (convocação)
– Ver meu nome ali sempre é um sonho se realizando e fico feliz de já ter tido a oportunidade de ir pra França e ser capitão. Essas coisas me motivam muito pra construir passo a passo de quem eu quero ser e o que quero fazer, que é construir uma história pelo meu país – comemorou.
No futebol, o jovem de 17 anos tem como inspiração o zagueiro da seleção brasileira e do PSG, Marquinhos. Já no Grêmio, as referências são outras. Como não podia ser diferente, Geromel e Kannemann são espelho para o jogador.
A admiração aumentou nas oportunidades em que treinou com o time profissional. Algo que já acontecia ano passado e seguiu nesta temporada. Da Mata já aproveitou a situação.
– É muito bom estar no profissional respirando esse ambiente e vivendo com pessoas que eu admiro e são referências pra mim como Geromel e Kannemann. Tem sido uma escola pra mim, tanto tecnicamente quanto de postura e liderança. Acredito que isso é fundamental para eu construir minhas oportunidades no Grêmio e consequentemente pelo meu país – contou.
O intercâmbio com o grupo principal serviu de preparação para o zagueiro encarar a competição internacional agora com a Seleção. Com histórico de liderança na categoria, a expectativa é alta e o zagueiro já se diz motivado.
– Poder saber lidar com as dificuldades e construir o nosso caminho até o título é o que nos move, nos faz encarar tudo de outra forma. Essa pressão me motiva a buscar sempre mais pela equipe e por honrar camisa dentro de campo.
A última conquista do Brasil no Sul-Americano sub-17 foi em 2017. Da Mata e Camilo se apresentaram nesta quarta-feira para começar a preparação para o torneio, que inicia no dia 30 março, em Guayaquil, no Equador. A Seleção está no grupo A, com Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.