Grêmio: “Negócio FURADO” Que deixou o tricolor com menos da metade dos direitos de Ferreira ??‍♂️

Vitória do Rosário

Grêmio: O interesse do Celta de Vigo, da Espanha, notícia revelada por Eduardo Gabardo, botou holofote na situação de Ferreira. E, com isso, a situação contratual do meia-atacante também veio à tona. Com ela, uma informação importante veio a público: desde o início do ano passado, o Grêmio detém menos da metade dos direitos econômicos do jogador.  

Grêmio: "Negócio FURADO" Que deixou o tricolor com menos da metade dos direitos de Ferreira ??‍♂️
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação

O Tricolor tem 35% dos direitos e o restante está com o próprio Ferreira. Fui atrás de detalhes sobre como o negócio levou a esse cenário.

Essa nova divisão dos direitos econômicos foi feita na renovação antes da Série B. Lembra? Lá quando o Grêmio deu a camisa 10 a Ferreira e tratou ele como uma peça importante do time que ia jogar a segunda divisão. Em janeiro de 2022. 

Grêmio: "Negócio FURADO" Que deixou o tricolor com menos da metade dos direitos de Ferreira ??‍♂️
Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Antes de contar mais, é preciso dizer que esse tipo de divisão dos direitos econômicos é raro. Geralmente, o clube tem metade ou mais dos direitos econômicos.  

Em alguns casos, o time fica com fatia pequena por acordo com outro clube. Existem atletas com direitos divididos entre três clubes no Brasil. Resultado de uma série de negócios, de valorização aqui e aposta em potencial, negócio futuro.  

No caso de Ferreira também foi por aí. Rebaixado e sem dinheiro, o Grêmio sentou para conversar com o jogador e ofereceu percentual dos direitos econômicos para fechar renovação de contrato.

Com a queda para a Série B no final de 2021, o clube definiu que não tinha como propor aumento salarial expressivo a Ferreira. A palavra de ordem foi garantir a permanência do jogador sem investir muito. O meia-atacante, porém, tinha vínculo até dezembro de 2023 e havia sido sondado por outras equipes. Inclusive com sinalização de proposta de clubes do Brasil e de fora.  

Ferreira, então, ganhou um aumento e passou a ter percentual maior dos direitos econômicos para receber mais em eventual transferência.  

A aposta do Grêmio, na época, era num bom desempenho de Ferreira na Série B e valorização. Mas o fim do ano de 2022 do camisa 10 foi acidentado por lesões. Ele jogou somente nove rodadas da segunda divisão, seis jogos do Gauchão e marcou um gol em toda temporada.  

Neste ano, Ferreira tem oito partidas com dois gols marcados e três assistências. 

Grêmio: "Negócio FURADO" Que deixou o tricolor com menos da metade dos direitos de Ferreira ??‍♂️
Foto: Lucas Uebel/Grêmio