Grêmio com o centroavante Suarez poupado por desgaste físico e desfalca o Tricolor contra o ABC nesta quinta-feira
Após o título gaúcho, o Grêmio volta a campo pela Copa do Brasil nesta quinta-feira, contra o ABC, às 21h30, no Frasqueirão. E o técnico Renato Portaluppi tem um problema para resolver no setor ofensivo no duelo da terceira fase. O treinador não irá contar com Luis Suárez, o artilheiro da temporada. Com isso, vai precisar improvisar e pode colocar um ataque que ainda não atuou junto.
Sem Diego Souza, machucado, e com Suárez desgastado, o Tricolor perde opções de referências no ataque. As alternativas que restam têm características diferentes do camisa 9. O principais postulantes à vaga no time são Everton Galdino, Nathan e André Henrique.
Renato teve uma última atividade em Natal, na Arena das Dunas, para definir o time. Aliás, o fato da delegação ter viajado de voo fretado facilitou a vida dos jogadores e comissão. Nos bastidores, foi algo valorizado e foi o que proporcionou o último treino de quarta-feira.
Independemente de quem for escolhido pelo técnico, o ataque tricolor terá uma maneira de jogar diferente. Galdino já jogou como centroavante na campanha do Tombense, pela Série B. Mas quando jogou no Grêmio, atuou pelos lados do campo.
As outras duas opções que despontam seriam surpresas ou novidades maiores, pois são estreantes. No caso de André Henrique, o jogador vinha atuando como centroavante no Hercílio Luz, mas na sua apresentação falou que gosta de sair da área para buscar o jogo.
Nathan também pode entrar na equipe titular, mas com ainda mais mexidas. Neste caso, Renato poderia colocar Vina como centroavante, o que não seria algo novo para o jogador. O camisa 11 jogou nesta função pelo Ceará.
Recentemente, uma das críticas ao Grêmio – apesar do título gaúcho – é o aproveitamento ofensivo. O time costuma criar muitas oportunidades de gols, mas tem dificuldade para balançar a rede.
Se com Suárez tem sido difícil, sem ele a missão fica ainda mais complicada. O uruguaio é o goleador da temporada, com 11 gols em 15 jogos. É o jogador do time com mais participações diretas em gols, somando as quatro assistências.
Desde que estreou pelo clube gaúcho, o centroavante não teve um intervalo maior que duas partidas sem balançar as redes. Até por isso, o desafio do Tricolor fica ainda maior diante do ABC, nesta quinta-feira.
Além do ataque, o Grêmio terá uma modificação no meio-campo. Carballo também foi preservado e ficou em Porto Alegre. Assim, a principal opção para ingressar na equipe para fazer a parceria com Villasanti é Lucas Silva.
Uma provável escalação tem Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Bitello, Cristaldo e Vina; Galdino.
O Tricolor entra em campo contra o ABC, na noite desta quinta-feira, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Os times se enfrentam no estádio Frasqueirão, em Natal, a partir das 21h30.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.