Grêmio e seus 5 desfalques no meio-campo, obrigando Renato a criar novas opções

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Novamente, o Grêmio não vai conseguir repetir a formação do meio-campo. Os problemas do técnico Renato Portaluppi no setor aumentaram após a lesão de Villasanti. São cinco volantes fora de ação e retornos para o jogo de sábado, contra o Cruzeiro, no Independência, são improváveis. Assim, o comandante já pensa em outras alternativas para a segunda rodada do Brasileirão.

O Grêmio entrou na semana de preparação para o jogo contra o Cruzeiro, no sábado, sem a presença no campo dos atletas que se recuperam de lesão. O fato de ainda permanecerem na academia aumenta a chance de não ficarem disponíveis para o próximo compromisso.

Conforme apurou o ge, Pepê não deve estar disponível para sábado. Carballo também não deve voltar. Lucas Silva registrou trabalhos físicos na academia do CT do Grêmio, o que indica um cenário mais palpável de retomar os treinos.

Os três já ficaram fora no último domingo, na vitória sobre o Santos. A mais recente baixa do setor foi o paraguaio. Segundo o departamento médico do clube, Villasanti sofreu “múltiplas fraturas na face” no osso zigomático e precisará de cirurgia.

Antes disso, Lucas Silva já havia sentido dores no joelho esquerdo contra o CSA. Carballo não é relacionado desde a final do Gauchão por conta de pubalgia. O clube ainda não divulgou oficialmente informações sobre os dois jogadores. Pepê se recupera de lesão na coxa esquerda há um mês.

– Quando exisitirem atualizações, iremos comunicar. Cada organismo tem seu tempo de reação. Não adianta vir falar que a lesão que um teve é a mesma que outro teve e aí traçarmos uma linha direta, um vai voltar em três semanas e o outro também. Temos confiança no trabalho e no nosso departamento – esquivou-se o vice de futebol Paulo Caleffi.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Os quatro já foram titulares e são as principais opções para ocupar a função, com Lucas Silva no fim da fila nesta comparação. Até por isso, Bitello vem sendo recuado para a posição de volante, algo que deve ocorrer novamente, a julgar pela conversa do técnico com o jogador no treino desta terça.

Para aumentar a lista, Ronald está com a seleção brasileira sub-20, que se prepara para a Copa do Mundo da categoria. O jogador passou a integrar o elenco principal após as saídas de Thaciano e Thiago Santos, mas ainda não estreou no time profissional. Poderia ser opção no momento de baixas.

Na estreia no Brasileirão, jogaram Villasanti e Bitello juntos até a lesão do paraguiao. Depois, Darlan entrou no setor. Na partida anterior, contra o ABC, na Copa do Brasil, Villasanti e Lucas Silva eram dupla até a pancada do segundo e saída, com Bitello recuado. Nas finais do Gauchão, Carballo e Villa jogaram o segundo jogo, e o paraguaio e Lucas Silva atuaram na primeira partida.

No último domingo, Darlan entrou na vaga de Villa no intervalo. Foi apenas seu segundo jogo com a camisa do Grêmio na temporada. O meia Nathan também pode ser adaptado na linha de volantes, embora ainda sem o ritmo ideal.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Em Caxias do Sul, a comissão técnica chamou o volante Mila, também da equipe sub-20. Com o número alto de desfalques, o jovem também foi acionado e vem treinando com o profissional. Deve compor o elenco que viaja para Belo Horizonte.

Após as saídas de Thiago Santos e Thaciano, além da aposentadoria de Lucas Leiva, o número de volantes diminuiu. Atrelado às lesões, a necessidade de jogadores na área aumentou. No entanto, reforços chegarão apenas em julho, segundo o próprio vice de futebol, Paulo Caleffi.

Os próximos treinos serão fechados. Se Renato tiver algum retorno, não deve ser sob os olhos dos jornalistas. O lateral-direito Fábio estava entre os esperados para retornar.

O Grêmio viaja para Belo Horizonte na tarde de sexta-feira. Na noite de sábado, a equipe de Renato encara o Cruzeiro pela segunda rodada do Brasileiro, no estádio Independência, a partir das 21h.