Opinião: 1ª Campeão Gaúcho e sua tradição

Por Marco Aurelio: O primeiro Campeonato Gaúcho da história, diversas regiões participaram, São Leopoldo (Nacional), Cruz Alta, Santa do Livramento e Bagé foram eliminados. Para a final sobrou somente Porto Alegre e Pelotas.
Para o de Porto Alegre foi escolhido através do Campeonato Citadino, que envolveu Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Porto Alegre, São José e Tabajara. O maior do sul ganhou, o Grêmio foi vencedor. Em pelotas foi definido pelo Citadino de Pelotas, que envolveu Brasil, Guarany, Pelotas, Rio Branco e União, o Brasil foi o vencedor.
No dia 8 de novembro de 1919, véspera da decisão, a equipe de Pelotas desembarcava em Porto Alegre para a disputa da final do Estado. A delegação era comandada pelo Coronel Manoel Simões Lopes. As 16 horas do dia seguinte, o primeiro campeão estadual do sul era decidido, no Estádio da Baixado, pertencente ao Grêmio, com a arbitragem de Oscar Fontoura. o Brasil goleou o Grêmio por cinco a um, e sagrou-se o primeiro Campeão do Sul.

Escalação do Grêmio Escalação do Brasil
G – Demétrio G – Franck
Z – Pinto Z – Nunes
Z – Py Z – Ary
M – Assumpção M – Floriano
M – Dorival M – Rossel
M – Chiquinho M – Babá
A – Gertum A – Farias
A – Lagarto A – Correa
A – Máximo A – Proença
A – Bruno A – Ignácio
A – Lewis     A – Alvarizza

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.