Opinião: Coligay um Grêmio de todos!

Por Patricia:
Sim, a primeira torcida assumidamente homossexual do Brasil é gremista. Surgiu em 10 de abril 1977, fundada pelo Volmar Santos em pleno regime militar. Sua duração foi breve, somente de 1977 até 1983, mas foi suficiente para marcar a história da inclusão torcida gay no futebol brasileiro. Essas informações foram tiradas da matéria publicada no clickrbs.

matéria de Rosângela Borges, publicada em 12 de abril de 2023.
A inclusão da torcida lgbt na década de 70, época em que a sociedade era mais conservadora. Naquela época futebol era dominado só por homens héteros ¨coisa só de macho¨. A Coligay quebrou tabus na sociedade em chegar com a torcida organizada que vestiam-se de bailarinas e faziam danças no campo com camisetas do Grêmio no jogo pelo Campeonato Gaúcho em 10 de abril de 1977 Grêmio contra Associação de Santa Cruz. A torcida organizada levou o nome da boate Coliseu de Passo Fundo no qual Volmar Santos era o proprietário, por isso o nome Coligay. Abrindo as portas para que os torcedores de todas orientações sexuais fossem acolhidos com representatividade nas arquibancadas.
Sua duração foi breve, porém essencial para que hoje possamos torcer, acompanhar o time do coração e comparecer a estádios sem as barreiras dos preconceitos de gêneros, classes sociais, deficiências intelectuais ou motoras e etnias. Tenho muito orgulho em ser gremista e saber que foi o primeiro clube a aceitar todos.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.