Grêmio: “A ordem agora é essa” Focar em um jogo de cada vez 14/03/2023

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio entrará em campo pela segunda fase da Copa do Brasil e pela semi do Gauchão

Grêmio deu largada nessa segunda-feira (13) a uma semana de decisões. Renato Portaluppi terá duas partidas de mata em um intervalo de quatro dias. O primeiro dos compromissos é na quinta-feira (16), contra o Ferroviário, pela segunda fase da Copa do Brasil. Após o jogo na Arena, a delegação terá menos de 48 horas de descanso antes de pegar a estrada até Erechim. 

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

No domingo (19), em um intervalo inferior ao defendido pelos especialistas como necessário para recuperação física, o Tricolor estará em campo novamente. Desta vez, para disputar a partida de ida das semifinais do Gauchão. Uma maratona que vale R$ 2,1 milhões, pela classificação à terceira fase da Copa do Brasil, e a chance de chegar até a decisão do Estadual.

A ordem no CT Luiz Carvalho é para tratar cada jogo em seu tempo. Por isso, a rotina está totalmente voltada ao primeiro compromisso da semana. Até os treinamentos do grupo tiveram sua programação adaptada para evitar surpresas na Copa do Brasil. O treino dessa segunda-feira seria aberto para o acompanhamento da imprensa, mas a parte final da atividade foi fechada. Os jogadores tiveram um trabalho de cobrança de pênaltis.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

— O atleta assimila bem esse momento. São campeonatos diferentes, mas a cobrança da vitória é igual. Em 2007, nós perdemos a primeira semifinal do Gauchão para o Caxias. Precisávamos reverter o resultado e tínhamos um jogo importante na terça-feira seguinte pela Libertadores. Nos preparamos fazendo um bom jogo no Estadual, pois daria a confiança do resultado. Por mais que sejam campeonatos diferentes, os jogos estão ligados por ambiente. O jogador sabe e está acostumado com isso — avaliou Tcheco, ex-meia do Grêmio e atualmente técnico com passagens por clubes do Paraná.

A atenção aos detalhes no treino de segunda-feira é por conta do regulamento da Copa do Brasil. Nesta fase, o empate no tempo normal leva a decisão da vaga para a disputa por pênaltis. Por isso, a mudança de cronograma feita pela comissão. Uma chance dos batedores e os goleiros também se adaptarem a uma bola diferente da utilizada no Gauchão. Um cuidado para evitar a zebra, e a chance de embolsar mais R$ 2,1 milhões em um momento que o clube passa por dificuldades financeiras.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

— É uma situação que deve ter sido trabalhada na pré-temporada. De ter jogos com intervalo pequeno. O Grêmio deve usar uma equipe descansada. Terá 10 dias entre uma partida e a outra. Não deve ser problema enfrentar essa janela curta de recuperação. A temporada está no início, não será problema. O mais complicado é enfileirar três partidas. O terceiro jogo é o mais complicado, principalmente no quesito lesões — comentou Márcio Vitória, preparador físico com experiência no futebol gaúcho.

Em relação ao time, Renato tem a base da equipe pronta para as partidas da semana. A única dúvida projetada é quem será o companheiro de Pepê. Tanto Villasanti quanto Carballo passaram por problemas físicos nos últimos dias. O paraguaio aproveitou a ausência do companheiro e teve uma atuação de destaque na vitória sobre o Campinense, na estreia na Copa do Brasil. O problema é que ele relatou um problema físico no Gre-Nal, e deu lugar para Carballo. O uruguaio terminou na noite do clássico como autor do gol da vitória por 2 a 1.

Uma questão que será debatida internamente no clube é a lateral-direita. Como João Pedro está suspenso para o jogo do Gauchão, é possível que ele seja escalado para atuar na quinta-feira e Fábio ser preservado para a partida do final de semana. 

— Você nunca deve poupar em jogos decisivos. E é o caso no momento no Grêmio. Esse tipo de jogo pode ditar o rumo dentro de um campeonato. Acredito que não vale o risco. Eu, pessoalmente, não preservaria — disse Tcheco.

Apesar de Renato manter a escalação para os próximos jogos como mistério, a tendência é de que as duas partidas sejam disputadas com força máxima pelo Grêmio. A previsão é de que apenas Pedro Geromel seja desfalque para a semana. O zagueiro começou nos últimos dias a participar de trabalhos físicos no gramado do CT Luiz Carvalho, mas segue sem uma data definida para retornar aos jogos.

YouTube video