Jogadores do Athletico e do Grêmio sentam em campo e participam da campanha antirracismo da CBF por 1 minuto.

Grêmio e Athletico na luta contra o preconceito

Após apito inicial, atletas e arbitragem ficam por 30 segundos sentados no gramado da Arena da Baixada; ação da CBF será realizada em todos os jogos da rodada do Brasileirão

Jogadores de Athletico e Grêmio, além do trio de arbitragem, sentaram no gramado após o apito inicial da partida deste sábado, na Arena da Baixada, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O gesto faz parte da campanha de combate ao racismo criada pela CBF e que será realizada em todos os jogos da Série A neste fim de semana.

Foto Reprodução

Os dois times entraram em campo vestindo camisas com a mensagem “com o racismo não tem jogo”. A frase também está presente nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem, nas bolas e nas placas de publicidade ao redor do gramado.

Assim que o árbitro autorizou o início do jogo, os atletas de Athletico e Grêmio sentaram no gramado, junto com a arbitragem, por 30 segundos, em apoio à campanha.

Um vídeo com a participação de alguns atletas também foi exibido nos telões da Baixada. A campanha também serve de apoio ao atacante Vinicius Junior, vítima de seguidas manifestações racistas em partidas do Real Madrid, na Espanha.

A CBF foi a primeira entidade ligada ao futebol no mundo a adotar no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída em fevereiro de 2023.