As Origens de um Craque: As Histórias Antes de Luisito se Tornar Suárez em Montevidéu

As Origens do maior jogador do uruguaio

As Origens de um Astro mundial !

As Origens Suárez
As Origens Suárez (no centro com a bola) Foto: Arquivo pessoal

Luiz Suárez já despertava a curiosidade e a atenção de pais, treinadores e olheiros em um campo acanhado no bairro Larrañaga, em Montevidéu, bem diferente dos luxuosos palcos da carreira de sucesso, antes mesmo de ser prospectado pelo Nacional em 2000.

Rebelde e obcecado por vencer desde o “baby fútbol” (categoria dos 4 aos 13 anos), Luisito superou expectativas e manteve durante a carreira uma virtude que sempre o diferenciou: a fixação pelo gol. Os primeiros passos do ídolo uruguaio se fundem com a história do Urreta F.C, local dos primeiros chutes do craque.

Natural de Salto, cidade localizada a cerca de 425 quilômetros de Montevidéu, na fronteira com a Argentina, Suárez teve contato com a bola desde cedo por influência do pai e dos irmãos. Aos cinco anos, ainda no interior uruguaio, fazia parte da escolinha do Deportivo Artigas.

Em 1994, quando tinha sete, mudou-se com a família para a capital uruguaia. O pequeno Luisito foi levado pelo tio a um clube de bairro perto de Três Cruces, onde morava, para um teste.

– Ele chega no ano de 1994 de Salto, da categoria 1987, de uma família humilde. O clube aqui o recebeu. Quando veio fazer um teste, ficou. Ele chegou com sete ou oito anos. O primeiro clube que ele jogou foi nossa instituição, o Urreta – conta Fernando Di Candia, presidente do Urreta F.C, ao ge.

A reportagem do ge esteve em Montevidéu para conhecer as raízes de Suárez e entender como foi o desenvolvimento do jogador da categoria sub-8 até ser vendido pelo Nacional para o Groningen, da Holanda, em 2006, quando tinha 19 anos. A obsessão pelo gol e a rebeldia andavam juntas.

As Origens Suárez
As Origens Suárez

Durante a visita à sede social do Urreta F.C, o ge teve acesso a um item raro: uma entrevista de Luisito a um jornal local em 1997 (veja abaixo), após marcar sete gols em um jogo. Na curta conversa, o garoto citou Enzo Francescoli, meia uruguaio dos anos 80 e 90, como ídolo e revelou o sonho de um dia vestir as cores do Nacional, clube do coração.

As Origens do maior
As Origens do maior 9 do Uruguai

  • Jogo em Urreta faz três anos, mas antes jogava no Deportivo Artigas, em Salto. Quando me mudei para Montevidéu, meu tio me disse que havia um clube perto da minha casa e fui. Era o Urreta – disse Suárez, aos 10 anos, a um jornal local.

Primeiro clube em Montevidéu Suárez chegou aos sete anos no Urreta F.C, clube do bairro Larrañaga fundado em 1958 por Adolfo Bañales e Blanca Góis

Em uma entrevista concedida ao site ge, Luiz Suárez revelou os primeiros passos de sua carreira. Em 1994, aos sete anos de idade, o talentoso atacante fez um teste no Urreta F.C, clube do bairro Larrañaga, em Montevidéu. Apesar de inicialmente não haver vagas, uma oportunidade surgiu e ele foi integrado à equipe. Desde cedo, Suárez mostrou sua fome por gols e sua obsessão por vencer.

No Urreta F.C, Suárez se destacou pela sua capacidade goleadora, marcando gols em profusão e mostrando sua habilidade e inteligência dentro de campo. Seus feitos chamaram a atenção dos olheiros do Nacional, que o trouxeram para o clube em 2000, quando ele tinha 12 anos.

No Nacional, Suárez teve que enfrentar alguns desafios, sendo considerado “magro” e “fraco fisicamente” em comparação com outras promessas da equipe. No entanto, sua capacidade de marcar gols e sua determinação impressionaram a comissão técnica. Aos 16 anos, ele passou por uma transformação física e se tornou mais forte, enfrentando também desafios comportamentais em sua busca incansável pela vitória.

A entrevista realizada pelo ge revela a trajetória de Suárez desde o Urreta F.C até sua chegada ao Nacional, destacando sua sede por gols e sua personalidade competitiva desde os primeiros anos de sua carreira.

As Origens Suárez (
As Origens Suárez


Do baby fútbol ao estrelato global: A trajetória do artilheiro uruguaio

O talento excepcional e a busca incansável pelo gol que se destacaram nos campos de baby fútbol no Uruguai se traduziram em sucesso nos maiores palcos do futebol mundial. Hoje, ele figura entre os quatro principais artilheiros em atividade no mundo e ostenta o título de maior goleador na história da seleção uruguaia. A sua história é marcada por conquistas e recordes impressionantes.