Grêmio
Lucas Pezzini Leiva, mais conhecido como Lucas Leiva ou simplesmente Lucas (Dourados, 9 de janeiro de 1987)
Grêmio:
Chegou as categorias de base do Grêmio no ano de 2002. Iniciou sua carreira no Grêmio, fazendo sua estreia na equipe no dia 22 de outubro de 2005, na vitória de 1–0 sobre o Náutico na estreia da fase final da Série B, estreando no lugar do então capitão Sandro Goiano. O Grêmio ganhou a partida por 1–0, com um gol de Domingos. Também participou do último jogo quando foi um dos sete jogadores que terminou a partida em campo pelo tricolor na Batalha dos Aflitos, retornando à Série A.
Em 2006 o jogador, que virou titular da equipe, conquistou o Campeonato Gaúcho – que o Grêmio não ganhava desde 2001 – e também ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro. Jogador de boa marcação e técnica, avançando ao ataque e fazendo gols e assistências, Lucas recebeu da revista Placar a Bola de Ouro de 2006, atribuído ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro no ano.
Em 2007, ainda pelo Grêmio, Lucas conquistou mais uma vez o Campeonato Gaúcho e foi vice da Copa Libertadores.
Em 26 de julho ele foi oficialmente apresentado ao Liverpool como jogador.
Em 27 de julho fez sua estreia no jogo contra o Portsmouth, ao substituir Sissoko no segundo tempo.
Lucas marcou o seu primeiro gol pelos reds no dia 26 de janeiro de 2008, em uma vitória de 5–2, durante um jogo contra o Havant & Waterlooville pela Copa da Inglaterra
Lucas manteve uma temporada regular em 2008–09 e em 2009, com a saída de Xabi Alonso do clube, ele acabou por ser mais utilizado pelo treinador. Na temporada 2009–10 Lucas assumiu definitivamente a titularidade da equipe. A temporada 2010–11 foi de afirmação, com Lucas terminando o ano como o maior roubador de bolas do campeonato inglês.
Quando iniciou a temporada 2011–12, Lucas era cotado como um dos principais jogadores do Liverpool. Porém, uma grave lesão no joelho – ruptura do ligamento cruzado anterior, na partida contra o Chelsea em um choque com Juan Mata.
Após se recuperar da grave lesão que sofreu na temporada anterior, Lucas voltou a ser um jogador consistente no plantel do Liverpool na temporada 2012–13 e inclusive voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Novamente iniciou uma temporada em alta, e na Premier League de 2013–14 Lucas vinha como titular do time até sofrer uma lesão muscular na coxa. Durante seu afastamento, o capitão Steven Gerrard foi recuado para a posição que Lucas vinha atuando, a equipe encaixou e o brasileiro perdeu espaço no restante da temporada.
Em 2014–15, Lucas iniciou a temporada na reserva, mas no decorrer do ano retomou seu espaço com as constantes falhas que o sistema defensivo do Liverpool apresentava quando ele não jogava. Um marco foi a derrota por 3-0 para o rival Manchester United em 14 de dezembro, onde Lucas não jogou. O brasileiro, porém, entrou na partida seguinte como titular contra o AFC Wimbledon e ajudou o Liverpool a conquistar a melhor série da temporada com dez jogos sem derrota.
Lucas Leiva em 2017.
Sob o comando do treinador alemão Jürgen Klopp e devido as lesões que abateram praticamente todos os zagueiros do elenco do Liverpool, Lucas fez uma série de boas partidas improvisado como zagueiro durante a temporada 2015–16. Porém, na final da Copa da Liga Inglesa sofreu uma lesão muscular ao bater um pênalti e ficou 43 dias fora dos gramados.
Sua saída do clube ao final da temporada 2016–17 rendeu diversas homenagens do clube e de colegas de equipe.
Lazio
Em 18 de julho de 2017, após 10 anos atuando pelo Liverpool, Lucas foi anunciado como novo reforço da Lazio, chegando ao clube para substituir o capitão Lucas Biglia. Sua transação envolveu 5 milhões de libras, e o brasileiro recebeu a camisa número 6 na equipe italiana.
Retorno ao Grêmio
Em 19 de junho de 2022, o volante aceitou a proposta oferecida pelo clube de um ano e meio de contrato. Com o acerto, Lucas será reforço para o técnico Roger Machado a partir da abertura da janela de transferências em 18 de julho de 2022.
Depois de um início conturbado, e de até mesmo ser questionado por parte da torcida gremista por suas atuações, Lucas Leiva marcou seu primeiro gol no retorno ao Grêmio em 20 de setembro de 2022, dia da Revolução Farroupilha, na vitória por 3 a 0 contra o Sport Recife.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.