O jogador do Grêmio já realizou diferentes funções do meio para frente e seguiu como peça-chave na equipe de Renato
Suárez é o jogador com mais grife e nome a nível mundial no time do Grêmio. Mas outro atleta vem se destacando na temporada. Bitello tem mantido o desempenho em diferentes posições e, não à toa, já recebeu sondagens e tem planos para dar um salto na carreira no meio do ano.
Bitello tem sido fundamental no esquema de Renato neste ano. Inclusive ao ser encaixado em uma nova função, aberto pelo lado direito, na qual se consolidou depois de um início com dificuldades. Já são sete partidas seguidas na função.
O meio-campista tem quatro gols e três assistências em 11 jogos em 2023. No Gauchão é o segundo jogador da equipe com mais finalizações, com 16, atrás apenas de Suárez, que tem 19. No Gre-Nal, perdeu duas das chances claras da partida dentro da área, quase como atacante.
Além da qualidade, chama atenção a polivalência do jogador. Apenas com Renato, já realizou diferentes funções do meio para frente. Bitello atuava como volante na transição e subiu ao profissional para jogar nessa posição, apesar de também atuar como meia na base.
Desde que Renato chegou, o jovem de 22 anos já jogou como segundo volante, compôs tripé no meio-campo e jogou como meia central. Mas agora tem atuado como meia pela direita. Foi a maneira que Renato encontrou para encaixar Cristaldo, Pepê e Carballo entre os onze titulares sem tirar o garoto.
Muitas vezes, Bitello chega a ser mais um ponta do que um meia. Nos primeiros jogos, houve um problema para se adaptar. O próprio técnico afirmou que não estava gostando da atuação da equipe no geral e disse que o meio-campista afirmou que tinha dificuldade para jogar ali. Mas essa fase passou.
Na nova formação, com Vina na equipe, os dois saem dos lados e trocam várias vezes de posição. Quando um vai para a direita, o outro cai para esquerda. A liberdade maior de movimentação ajudou na adaptação.
Além disso, o treinador já realizou trocas durante a partida em que tira um dos volantes, coloca um atacante e recua Bitello para a função de volante. Isso deixa ainda mais evidente a versatilidade do atleta.
– Tem qualidade muito grande. Pulmão muito bom. Ajuda na marcação, na chegada ofensiva. Já jogou de volante, na meia, aberto. Onde colocar, ele joga bem. Tem crescido bastante e vai continuar. Daqui a pouco vai aparecer algo da Europa para ele. Tem jogado bem em varias funções – elogiou Renato.
Interesse do exterior
Uma das necessidades do Grêmio é buscar novas receitas. Para isso, precisa vender atletas. Hoje, Bitello é quem tem mais potencial de negociação com mercado do exterior.
Mas o departamento de futebol ainda não recebeu alguma proposta que atenda à necessidade dos cofres do clube e atinja o número entendido como justo por Bitello. Times de grandes ligas da Europa buscaram o estafe do atleta para sondar e procurar mais informações.
Bitello tem planos para alçar um salto na carreira no meio deste ano, algo já pensado em janeiro juntamente com o seu estafe e o clube. Por isso não houve pressa para sair na janela anterior.
Conforme apurado, a ideia é ganhar rodagem na Série A do Brasileirão, uma competição que ainda não conseguiu atuar. Em um campeonato de melhor qualidade, com mais vitrine, a expectativa é Bitello ser ainda mais valorizado.
Se isso acontecer, o Grêmio aguarda uma proposta que atenda às expectativas do clube para vendê-lo e ganhar um alívio nos cofres. Pelo lado do jogador, a esperança de realizar o sonho de desfilar nos gramados do Velho Continenete.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.