Grêmio : Fernando Astengo zagueiro da camisa 3 visita a Arena

Grêmio recebe idolo

Fotos: Márcio Neves  

Em passagem por Porto Alegre para tratar de assuntos pessoais, o ex-zagueiro chileno, Fernando Astengo, foi recepcionado na Arena pelo presidente Alberto Guerra, no início da tarde desta terça-feira.

Aos 63 anos e vivendo em Santiago do Chile, Astengo ainda não havia conhecido a nova casa gremista. Em animado papo com o presidente Guerra, o ex-jogador relembrou momentos de sua passagem pelo Clube, no final da década de 80.

Primeiro chileno da história a atuar pelo Tricolor, Astengo conquistou o Tricampeonato Gaúcho de 1987, 88 e 89: “Foi uma época incrível! Fui muito bem recebido em Porto Alegre pela torcida do Grêmio.

Tínhamos um grande time com Mazaropi, Alfinete, Luís Eduardo, China, Lima, Valdo, Jorge Veras, entre outros. Era muito bom jogar os Gre-Nais, lembro que o Inter tinha o Amarildo, que era um centroavante forte, mas eu acabava com ele”, brincou.

16/05/2023 - Visita de Fernando Astengo
Fotos: Márcio Neves

Apesar de sua baixa estatura, Astengo conquistou o coração do torcedor gremista pela garra e a entrega dentro de campo: “Eu deixava o sangue em campo se fosse preciso. Pra mim, futebol é assim, tem que ter coração, tem que ter garra, com a cara do Grêmio. Isso tem que ser ensinado desde cedo para os garotos que estão começando”, destacou.

Em sua passagem vitoriosa pelo Clube, apenas um lamento: “A gente merecia ter conquistado pelo menos uma Supercopa da Libertadores. Era uma ótima competição”, finalizou.

Fotos: Márcio Neves

Pai de três filhos (“todos torcem pelo Grêmio”, segundo ele), Astengo trabalha como comentarista esportivo de uma rádio de Santiago.

Agradecido pela receptividade, após receber uma camisa personalizada, prometeu mudar a data do voo de retorno para o Chile para assistir a partida desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil.