Grêmio – Centroavante do Grêmio fará estreia em Gre-Nais neste domingo, na Arena, e tem 26 gols em clássicos na carreira
A grande atração do Grêmio para o primeiro Gre-Nal de 2023 será Luis Suárez. O centroavante fará sua estreia no confronto em uma das maiores rivalidades do Brasil neste domingo, na Arena, com o hábito de deixar sua marca em clássicos. O uruguaio marcou gols em suas passagens por Uruguai, Holanda, Inglaterra e Espanha.
Em Porto Alegre, Suárez vai para o primeiro clássico pelo Tricolor. Já são nove partidas disputadas, com oito gols e quatro assistências dadas. É o artilheiro do Grêmio e líder de passes para gol, ao lado de Cristaldo.
– Eu gosto, você me coloca pressão e é assim que eu funciono. Todo mundo conhece o clássico Inter e Grêmio. Tenho ansiedade para jogar esta partida porque eu gosto disso. Uma mensagem que eu gosto: sem violência e um bom espetáculo para a torcida que está vendo o jogo – disse Suárez sobre o Gre-Nal em sua apresentação.
Durante 16 anos, Suárez atuou em 40 clássicos. São 26 gols e 11 assistências no período. O levantamento considera os principais rivais dos clubes em que Luisito jogou (Nacional, Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid).
No início de carreira, em seu país, o centroavante fez apenas um clássico contra o Peñarol. Em 2006, com apenas 19 anos, marcou um gol em um empate em 2 a 2 entre os maiores rivais do país vizinho.
Na sequência, Suárez rumou à Europa e voltou a disputar um grande clássico pelo Ajax, contra o PSV. Pelo Liverpool, encarou dois grandes rivais históricos: o Manchester United, a nível nacional, e o Everton, no clássico local da terra dos Beatles.
Tanto na Holanda quanto no maior duelo inglês, porém, o uruguaio teve retrospecto negativo. Foram três e quatro derrotas contra PSV e United, respectivamente, em sete jogos contra cada um deles.
Mas foi na Espanha que Suárez teve o adversário que mais enfrentou na carreira, o Real Madrid. Consequentemente, a maior vítima do centroavante. Foram 18 duelos, entre Barcelona e Atlético, com 12 gols e três assistências. Destes, no entanto, apenas um gol foi pelo Atleti.
O restante foi mesmo pelo time catalão, com retrospecto de sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 15 jogos (55,6% de aproveitamento). O melhor desempenho em resultados, entretanto, foi pelo Liverpool diante do Everton, com 77,8%.
Por fim, antes de chegar ao Grêmio, Luisito atuou novamente pelo Nacional no segundo semestre de 2022 e voltou a disputar um dérbi com o Peñarol. Numa vitória por 3 a 1, deixou sua marca outra vez.
Luis Suárez em clássicos na carreira:
- Nacional (vs. Peñarol) – 2 gols em 2 jogos (1 vitória e 1 empate – 66,7% de aproveitamento)
- Ajax (vs. PSV) – 5 gols e 2 assistências em 7 jogos (2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas – 38,1% de aproveitamento)
- Liverpool (vs. Manchester United) – 2 gols e 2 assistências em 7 jogos (2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas – 33,3% de aproveitamento)
- Liverpool (vs. Everton) – 5 gols e 4 assistências em 6 jogos (4 vitórias e 2 empates – 77,8% de aproveitamento)
- Barcelona (vs. Real Madrid) – 11 gols e 3 assistências em 15 jogos (7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas – 55,6% de aproveitamento)
- Atlético de Madrid (vs. Real Madrid) – 1 gol em 3 jogos (1 empate e 2 derrotas – 11,1% de aproveitamento)
- Total: 26 gols e 11 assistências em 40 clássicos
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.