Cebolinha é um dos grandes craques do grêmio 2016 a 2917
Uma das principais contratações do Flamengo em 2022, Everton Cebolinha ainda não rendeu o esperado e já começa a preocupar o clube carioca, conforme repercutido pelo O Globo.
Até o momento, com a camisa do Flamengo, o jogador soma 37 jogos disputados, com 3 gols marcados e 6 assistências fornecidas. Em 2023, nas 6 partidas em que disputou, ainda não marcou, mas deu um passe para gol.
Porém, nos últimos dias, muito se fala sobre um possível interesse do Botafogo no futebol do jogador. O Glorioso busca um substituto para Jeffinho e o nome de Everton Cebolinha vem ganhando cada vez mais força.
De acordo com Pablo Raphael, o Glorioso, inclusive, marcou uma reunião com o Flamengo para falar sobre o assunto. Johtn Textor tem ótima relação com Rodolfo Landim, o que pode pesar para o Botafogo.
O jogador, de 26 anos, chegou ao Mengão no meio da temporada passada por 14 milhões de euros, cerca de R$ 77 milhões de reais na cotação da época, porém não conseguiu se firmar no time e vem sempre sendo opção no banco de reservas.
John Textor, dono do Botafogo, vê o jogador com bons olhos, e deseja se reunir com seu amigo Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, para poder selar a negociação.
Caso a compra seja concretizada, esta será a maior contratação da história do Glorioso. Vale lembrar que pelo rival, Cebolinha tem 37 jogos, três gols e seis assistências. Além de ter conquistado a Libertadores e a Copa do Brasil de 2022.
Já não é a primeira vez que a torcida do Flamengo pega no pé do cebola:
no jogo contra o Ceará no brasileirão de 2022, Everton Cebolinha, que foi reforço milionário do time, foi alvo de muitas críticas por parte da torcida do Flamengo
comentários nas redes sociais
No Grêmio:
Sua estreia como profissional foi em 19 de janeiro de 2014 no confronto entre Grêmio e São José válido pela primeira rodada do Gauchão de 2014. O atleta entrou aos 14 minutos do segundo tempo substituindo Yuri Mamute na partida em que o Grêmio foi derrotado por 1 a 0.
Seu primeiro gol como profissional veio na partida seguinte, pela segunda rodada do Gauchão de 2014 em 23 de janeiro de 2014 contra o Lajeadense. O atleta, que começara a partida como titular, abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, em partida que terminou com vitória do Tricolor Gaúcho por 2 a 1 na Arena.
Cebolinha sempre uma das figuras queridas
Durante o ano de 2014, disputou 14 partidas (começou como titular em apenas duas partidas) e esteve na casamata gremista sem atuar em outras 17 partidas. Das 14 partidas disputadas por Everton em 2014, sete foram pelo Gauchão 2014 (quando anotou 2 gols) e sete pelo Brasileirão de 2014.
Pela Libertadores 2014 ele chegou a ser inscrito e a compor banco, mas não entrou em nenhum jogo. Ainda em 2014 recebeu o apelido de Cebola, dado pelo lateral-direito Pará.
Em 2015 foi inscrito no Gauchão, onde foi relacionado para todas as 20 partidas do Grêmio no campeonato, mas atuou somente em 12 oportunidades (3 vezes iniciou como titular) marcando 1 gol na primeira rodada. Também foi inscrito na Copa do Brasil de 2015.
É apontado, ao lado de Pedro Rocha, como um dos heróis do título da Copa do Brasil de 2016.
No segundo jogo das quartas-de-finais contra o Palmeiras em São Paulo, Everton entrou no segundo tempo quando o Grêmio estava sendo desclassificado e fez o gol decisivo que colocou o time nas semi-finais.
Na primeira partida da final da Copa do Brasil, foi o autor do terceiro gol do Grêmio na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no Mineirão. Em um momento em que sua equipe era pressionada pelo adversário, após expulsão de Pedro Rocha, Everton recebeu cruzamento após arrancada do zagueiro Pedro Geromel e concluiu para o gol. No segundo jogo, após belo drible, fez o cruzamento que resultou no gol do título, marcado pelo equatoriano Miller Bolaños.
Na temporada 2017, apesar de não constar entre os titulares, foi utilizado na maioria dos jogos, apresentando ótimo aproveitamento.[9] Destacou-se, em especial, em partida contra a Chapecoense, válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em que marcou três gols, mesmo depois de ter ingressado no segundo tempo da partida.
No dia 12 de dezembro de 2017, marcou o único gol da vitória por 1 a 0 contra o Pachuca, válida pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA de 2017, classificando o Grêmio para a grande final da competição.
Tornou-se, assim, ao lado de Renato Gaúcho, o único atleta a marcar gol pelo Grêmio em um Mundial de Clubes, ao menos até o ano de 2017.
Finalmente, depois de quatro temporadas entre os profissionais (estreia em 2014, instabilidade em 2015, e um verdadeiro 12º jogador em 2016 e 2017), enfim ganhou o status de titular incontestável do Grêmio no início do ano de 2018, tornando-se o principal atacante do tricolor gaúcho na temporada e passando a ser apontado como verdadeira referência do esquadrão liderado por Renato Gaúcho.
Suas grandes atuações às vésperas da convocação para a Copa do Mundo de 2018, especialmente no Campeonato Gaúcho (no qual foi eleito o craque da edição 2018) e na Copa Libertadores da América, acabaram, inclusive, gerando especulações acerca de uma possível ida para o mundial, o que acabou não acontecendo. Todavia, o jogador foi enfim convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira em agosto de 2018,passando a ser nome constante nas chamadas seguintes, somente não tendo sequência nas demais em razão de problemas musculares, embora siga sob a atenção do técnico Tite.
Plenamente recuperado, tornou-se o atleta gremista que mais marcou gols em um ano, desde Hernan Barcos.
Encerrou 2018 em alta, despertando o interesse do inglês Manchester United.
No dia 14 de agosto de 2020 foi anunciada a sua saída do Grêmio, após 8 anos. Everton deixou o Grêmio com 69 gols em 273 partidas. Everton deixa o clube como o maior artilheiro da Arena do Grêmio até o momento, com 43 gols.
Veja mais notícias do Grêmio, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.