Cristaldo. Foto: Jefferson Botega

Cristaldo e +10: Grêmio promove limpa e dispensa jogadores para 2026

A nova direção do Grêmio iniciou seu trabalho mirando um enxugamento profundo no elenco, hoje composto por 37 jogadores. A avaliação interna é de que o grupo numeroso encarece a folha salarial, dificulta o ambiente do vestiário e contraria o planejamento traçado para 2026. A intenção é liberar espaço para reforços pontuais e ajustar o orçamento já a partir do início da próxima temporada.

De acordo com informações divulgadas pelo repórter Bruno Soares, da Band RS, dez atletas devem deixar o clube. Entre eles, estão jogadores que perderam espaço ao longo do ano ou sequer tiveram oportunidades em 2025. É o caso do goleiro Jorge e do lateral-esquerdo Enzo, que não entraram em campo na temporada, além do zagueiro Jemerson, que começou como titular, mas deixou de ser utilizado após a chegada de Mano Menezes. No meio-campo, Camilo também aparece na lista após ver sua participação diminuir de forma significativa, mesmo tendo acumulado 24 jogos no início do ano.

Grêmio
Odorico Roman. Foto: Angelo Pieretti

Também devem ser negociados na próxima janela o meia Cristaldo, além de Pavon, Cristian Olivera, Aravena e Mila, este último sem sequer ser relacionado para as últimas partidas. Já Enzo e Alex Santana, com contrato válido até dezembro, serão liberados ao fim do vínculo e ficarão livres no mercado. Com as saídas, o Grêmio busca reorganizar o elenco e preparar o terreno para as movimentações planejadas para 2026.

Veja mais notícias do Grêmio