“futebol “bonito”Grêmio está a  20 jogos sem perder e se aproxima de recorde

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A classificação do Grêmio para a terceira fase da Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira, representou uma marca expressiva para a equipe de Renato Portaluppi. Jogando um futebol “bonito”, como denominou o treinador, o time bateu o Ferroviário por 3 a 0, chegou a 20 jogos sem perder e está a um de se isolar com a maior invencibilidade do século do clube.

“futebol "bonito”Grêmio está a  20 jogos sem perder e se aproxima de recorde
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Em 2023, já são 14 jogos, com 12 vitórias e dois empates . Junto com as últimas seis rodadas da Série B do ano passado, o Tricolor chegou a 20 partidas seguidas sem perder.

O número é o mesmo atingido pela equipe comandada por Tite em 2001, como a maior invencibilidade do século XXI. Naquele ano, o clube seria campeão da Copa do Brasil.

Ou seja, no próximo domingo, basta uma vitória ou empate pelo jogo de ida da semifinal do Gauchão, diante do Ypiranga, para o time atual se tornar o dono da maior invencibilidade gremista do século.

O Grêmio de Renato igualou a marca do ex-técnico da seleção brasileira após uma vitória por 3 a 0 em cima do Ferroviário. Por consequência, chegou na terceira fase da Copa do Brasil. E chegou com um “futebol bonito”.

“futebol "bonito”Grêmio está a  20 jogos sem perder e se aproxima de recorde
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A equipe gremista martelou, pressionou o Ferroviário e deu um total de 19 finalizações no primeiro tempo, sendo sete de Suárez. Porém, estava com dificuldades de balançar a rede. Até que aos 47 minutos de bola rolando, Bruno Alves subiu na área para aproveitar cruzamento de Cristaldo e abrir o placar.

O gol no fim do primeiro tempo deu ao Grêmio o respiro que o time precisava antes do intervalo. No vestiário, Renato fez os ajustes necessários e o Tricolor retornou para o segundo tempo mais efetivo.

“futebol "bonito”Grêmio está a  20 jogos sem perder e se aproxima de recorde
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Suárez, que já tinha desperdiçado pênalti aos 17 minutos de jogo, driblou dois defensores do Ferroviário e bateu de pé esquerdo para marcar o seu. Na comemoração chutou o ar em tom de alívio, pois já havia perdido algumas oportunidades. Para o treinador, o importante é o clube criar oportunidades.

– Pior é se não tivéssemos feito os gols. Não falta treino, não falta qualidade para esses jogadores. Está bonito ver minha equipe jogar. O maior elogio veio da comissão técnica deles (Ferroviário) depois do jogo. O próprio adversário reconheceu isso e o resultado está no campo – disse o comandante gremista.

Pôde-se notar logo nos primeiros minutos o estilo de marcação alta e pressão na equipe visitante. Foi assim que a equipe criou bastante oportunidades de gols, apesar da falta de eficiência.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A classificação rendeu mais R$ 2,1 milhões aos cofres do clube. No total, são R$ 5,2 milhões na competição. Dessa maneira, o clube atingiu a meta financeira na Copa do Brasil para a temporada. No entanto, desportivamente, a comissão técnica e jogadores vão atrás do título.

Depois de fazer o 2 a 0 no placar, a equipe ficou mais à vontade na partida. O treinador aproveitou para fazer algumas modificações e preservar jogadores para o Campeonato Gaúcho, no próximo domingo.

A equipe até chegou a ser atacada em alguns momentos, mas a defesa se manteve intacta. Além disso, a qualidade do Ferroviário também pesou para a falta de oportunismo no setor ofensivo.

O Grêmio já retorna aos trabalhos na tarde desta sexta-feira. O clube tem a possibilidade de viajar para Erechim de avião, no sábado. No domingo, o Tricolor visita o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, pelo primeiro duelo da semifinal do estadual.

https://youtu.be/lauepqHAVKg