FGF confirma grandes mudanças para o Gauchão de 2025; veja os detalhes

Foto: Leonardo Fister/FGF

O Gauchão 2025 chega com um formato inovador e um calendário mais compacto, prometendo uma experiência diferente tanto para os clubes quanto para os torcedores. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou que o torneio será disputado em apenas 12 datas, reduzindo quatro rodadas em relação à edição anterior, o que tornará a competição mais intensa e dinâmica. O campeonato está marcado para começar no dia 22 de janeiro e terminar em 15 de março de 2025, com duração inferior a dois meses.

Elenco gremista. Foto: Lucas Uebel

FGF confirma grandes mudanças para o Gauchão de 2025; veja os detalhes

A principal novidade é a divisão das 12 equipes participantes em três grupos de quatro times. As disputas serão intergrupos na primeira fase, ou seja, os times de cada grupo enfrentarão adversários dos outros dois. Grêmio, Internacional e Juventude serão os cabeças de chave, por estarem na Série A do Brasileirão. A fase inicial terá oito rodadas, definindo os classificados para as etapas decisivas.

Avançam para as semifinais os três primeiros colocados de cada grupo, além do melhor segundo colocado geral. As semifinais continuam no formato de ida e volta, eliminando a fase de quartas de final vista em edições anteriores.

Gauchão
Foto: Reprodução/RBS TV

Para os clubes que não avançarem às semifinais, a competição segue emocionante. Entre o quinto e oitavo colocados será realizado um quadrangular, conhecido como Taça Farroupilha, que garantirá uma vaga na Copa do Brasil. Já os quatro últimos colocados disputarão outro quadrangular, desta vez para definir os dois rebaixados para a segunda divisão. Dessa forma, todos os times terão algo importante em jogo até o final do Gauchão.