Grêmio: A boa qualificação da equipe de 2023

Agência RBS

UM GRÊMIO EM CONSTRUÇÃO E GOLEADOR

Ao longo da semana, o Grêmio fez um bom jogo. O placar final foi “só” 2 a 0 para o Tricolor contra o Campinense, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Estreia na Copa do Brasil 2023. A torcida gremista fez festa o tempo inteiro. Vaiou o árbitro Luiz Flávio de Oliveira (SP), que não marcou dois pênaltis para o Tricolor: mão do adversário na área no primeiro tempo, e carga em Suárez no segundo.

foto: Lucas Uebel

Não é de hoje que este árbitro prejudica o Imortal, como no GreNal de 2020 que deu a vitória ao Inter, e em outros jogos. Eu vinha avisando sobre o juiz. Parece que sempre os mesmos são escalados.
Mas não foi principalmente o árbitro que evitou a goleada gremista: o Grêmio parou nas mãos do goleiro do Campinense, Otávio Passos. Nem Luisito conseguiu fazer o seu, embora tenha tentado e se movimentado o tempo todo. E deu assistência magistral de calcanhar para Franco Cristaldo fazer o primeiro gol. Ferreira fez o segundo, um golaço com lançamento de Kannemann – que quase marcou o seu de cabeça e vem sendo mais ofensivo.

Desta vez, Renato Portaluppi mexeu cedo. Pepê saiu ‘machucado’, mas, a princípio, não preocupa para o clássico, que deve ter uma Arena lotada.

Um adendo sobre FGF, CBF e MPRS, Grêmio e Inter
Mais uma vez, o Inter foi prontamente atendido pela FGF e pelo MPRS, e teve os preços dos seus ingressos reduzidos pela metade. Já o Grêmio, há tempos vem sofrendo com desmandos da federação. A entidade marca e desmarca jogos importantes, inclusive o GreNal, prejudicando o Imortal Tricolor. Escolhe sempre os mesmos árbitros com histórico de “erros” contra o Tricolor, e a favor do rival colorado.

FOTO: GZh

MPRS é rápido e incisivo para punir o Tricolor Gaúcho, mas leniente e lento em questões que possam prejudicar o colorado, rápido em livrar o rival do Grêmio.

Magistrados decidem pela camisa, inclusive a BM, que nada fez e deixou “rolar” a briga entre torcedores gremistas na Arena contra o Cruzeiro na Série B. Depois, o dr. Marco Aurélio Xavier, imediatamente quis tirar todos os mandos de campo do Tricolor na B. Voltou atrás, agiu sozinho e sem base. Mas a notícia veio maliciosa, minutos antes de partida decisiva do Grêmio na Arena contra o Sport.

Villasanti quase foi morto com uma pedrada, a BM deixou apedrejarem o ônibus do Grêmio e carros de gremistas. Lucas Silva levou 5 pontos na cabeça em objeto arremessado. Inter perdeu 1 mando de campo “a ser cumprido em 2023”. Nunca cumpriu o mando perdido na final contra o Noia no Gauchão de 2017, foi punido com a perda do título nos pênaltis.

Desmandos. Agora, mais uma vez, a FGF escalou um árbitro lamentável. Para o GreNal, teremos mais uma vez Vuaden, cujo histórico em Grenais é amplamente favorável ao Inter, sempre com “erros” contra o Imortal?

Grêmio de Renato está em evolução, mas precisa melhorar em alguns pontos
O Grêmio de Renato Portaluppi, com novo esquema tático, em que Vina e Ferreira brigam por uma vaga, está em franca ascensão. É notório. O camisa 11 não fez um bom jogo contra o Campinense, mas “destruiu” contra o Noia.